Nesse período de quarentena, muita gente tem procurado alternativas para não perder o condicionamento físico e para que possa realizar alguma atividade física sem correr riscos. Com as academias fechadas, a principal solução encontrada é a corrida ao ar livre.
Leia mais
As determinações de preparação física da dupla Ca-Ju aos atletas durante o período em quarentena
A atividade, no entanto, também exige seus cuidados para que os praticantes não se coloquem em uma condição de risco ou exponham outras pessoas à covid-19.
— Os esportes fazem bem para a saúde física e mental. Porém, estamos vivendo um período de isolamento social. Os esportes são necessários até para não adoecermos. Porém, atualmente, temos que fazê-lo com muita cautela. O idoso não deve sair da sua casa. Então, se tiver algum pátio na casa, ele pode dar sua caminhada. Para as pessoas que têm o hábito de praticar as caminhadas, estas devem ser reduzidas e feitas com pessoas do mesmo núcleo familiar, pessoas que já estão vivendo do seu isolamento domiciliar — explicou a médica infectologista Giorgia Toresini, exemplificando sobre as melhores opções para a prática esportiva:
— Os locais mais apropriados são os desertos. Ruas onde não há grande aglomeração. Caso encontre outras pessoas nestes locais, respeitar a distância de 1m50cm a 2m delas.
É hora de responsabilidade e de não transformar a tentativa da melhora da saúde em uma doença para si ou para as pessoas de seu convívio familiar e social.