O técnico Marquinhos Santos foi demitido pelo Juventude. O treinador comandou o time alviverde durante 370 dias, ou seja, completou um ano no cargo. Neste período, no ano passado, classificou o Juventude no Gauchão, na Copa do Brasil, onde levou a equipe até às oitavas de final, e o principal objetivo alcançado foi o o acesso à Série B.
No entanto, neste ano a campanha ruim no Campeonato Gaúcho, com apenas uma vitória em nove jogos, foi crucial para a saída do cargo. Veja a trajetória do técnico no comando do Juventude desde a sua chegada em 12 de março de 2019.
12/03/2019
Marquinhos Santos é apresentado
Em março do ano passado, Marquinhos Santos foi apresentado oficialmente como novo treinador do Ju, substituindo Luiz Carlos Winck. O treinador chegou com o discurso de que os dois últimos jogos - Novo Hamburgo e Avenida - da primeira fase seriam decisões. A equipe estava a quatro pontos da zona de rebaixamento e dois da classificação.
15/03/2019
Estreia
No primeiro jogo como comandante do Juventude, Marquinhos Santos conseguiu um empate, resultado que mais se repetiria na sua trajetória: 20 vezes. Com gol do Mateus Santana, saiu na frente contra o Novo Hamburgo, mas cedeu o empate e ficou no 1 a 1.
20/03/2019
Primeira vitória
O último jogo da primeira fase do Gauchão 2019, marcou a primeira vitória de Marquinhos no Juventude. O time alviverde venceu o Avenida, no Estádio Alfredo Jaconi. O gol de Dalberto garantiu o Ju no mata-mata da competição para enfrentar o Grêmio.
23/03/2019
Goleada contra o Grêmio
O jogo de ida das quartas de final do Gauchão, do ano passado, marcou a maior goleada sofrida pelo treinador à frente do Juventude. O time alviverde perdeu por 6 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi. Esse duelo ficou marcado para o Juventude e para o técnico. Na volta, um empate sem gols na Arena começou uma reação da equipe na temporada, em termos de resultados.
Campanha na Copa do Brasil
Em 2019, a campanha da Copa do Brasil foi fundamental para viabilizar financeiramente a temporada alviverde, com as premiações recebidas neste torneio. O Ju, sob o comando de Marquinhos Santos, classificou à quarta fase da competição ao eliminar o Botafogo no Jaconi, com uma virada história. Depois passou pelo Vila Nova e foi eliminado para o Grêmio nas oitavas de final.
Acesso para a Série B
Marquinhos Santos conseguiu o acesso com o Juventude para a Série B, o principal objetivo do clube em 2019. Foram 21 jogos, nove vitórias, 8 empates e 4 derrotas. No mata-mata do acesso, passou pelo Imperatriz-MA, com empate em 0 a 0, no Maranhão, e vitória por 4 a 0, em Caxias do Sul.
16/09/2019
Ida para a Chapecoense
Após a conquista do acesso com o Juventude, o treinador recebeu um convite da Chapecoense para comandar o time na Série A do Brasileiro. Antes de deixar o Jaconi, garantiu que retornaria para a temporada 2020. E cumpriu a palavra.
Retorno
10/12/2019
O treinador voltou ao clube no início de dezembro do ano passado. Após período na Chapecoense, Marquinhos Santos retornou ao Juventude e começou a trabalhar nos bastidores para contratações e o planejamento do futebol alviverde para este ano.
Péssimo 2020 e demissão
A campanha alviverde não embalou até o mês de março e isso levou a demissão do treinador. Em 11 jogos neste ano, o clube conseguiu apenas uma vitória. O resultado positivo aconteceu contra o São Luiz, em Ijuí, na segunda rodada do Gauchão. Além disso, teve seis empates e quatro derrotas. O time está na 10ª colocação geral, uma acima da zona de rebaixamento e decidirá com o América-RN, na Arena das Dunas, em Natal, quem avança à quarta fase da Copa do Brasil. O primeiro jogo terminou empatado.