O Caxias tem uma espinha dorsal que contribui muito para o crescimento coletivo: Marcelo Pitol, Thiago Sales, Juliano, Diogo Oliveira e Gilmar. Essa era a base da equipe no início da pré-temporada e eles corresponderam às expectativas, a ponto de facilitar o crescimento do restante do time como um todo. Exceto o camisa 10, todos os demais já tiveram passagens pelo clube desde o retorno à elite do Gauchão e conhecem bem toda a história.
Após a final de sábado, o zagueiro Thiago Sales ficou sentado numa cadeira por cerca de meia hora. O palco da entrega do título já estava desmontado e o olhar era para a arquibancada do Estádio Centenário.
— Acho que a ficha está caindo. Conseguimos derrubar por duas vezes um gigante do futebol brasileiro. Até três anos atrás, eles eram o melhor time da América e mantiveram a base de time. Isso é um feito muito grande e provamos o quão forte é essa camisa do Caxias — disse o defensor.
Leia mais
"Velhinhos" e decisivos: Diogo Oliveira e Marcelo Pitol corresponderam na final
"Eles vieram, pagaram e fizeram parte da nossa festa", diz presidente do Caxias sobre a polêmica divisão do estádio
O camisa 9 teve atuação impecável na final. Gilmar venceu quase todas as suas disputas individuais, incomodou muito a defesa tricolor e voltou a comemorar um título com a camisa grená – ele foi campeão do Interior em 2017.
— É uma conquista histórica. Contra uma equipe gigante como a do Grêmio, de poder aquisitivo muitas vezes maior que a do Caxias. Mas, como a gente fala, futebol é dentro de campo. Merecemos muito — vibrou o centroavante.
Merecimento foi a palavra mais dita no pós-jogo de sábado. E no que depender dos jogadores, o Caxias virá ainda mais forte no segundo turno. O objetivo inicial é ficar entre os dois primeiros e depois, quem sabe, terminar o Gauchão ainda na final da taça Francisco Noveletto Neto.
— Na pré-temporada houve uma certa desconfiança, mas a gente sabia da nossa força. O nosso objetivo era esse. O Caxias é muito grande para entrar em um campeonato só pensando em não cair. Agora vamos focar e quem sabe a gente não ganha esse segundo turno e é campeão direto — afirmou Thiago Sales.
O Caxias se reapresenta na quarta-feira, após o Carnaval. O próximo desafio é o Inter, no sábado, dia 29, em casa na abertura do returno.