Não foi um bom dia para o Juventude. Com cinco mudanças no time titular, a equipe teve uma atuação ruim e foi derrotada, 3 a 1, para o Pelotas neste sábado (1), no Estádio Boca do Lobo. Com isso, os comandados de Marquinhos Santos estão eliminados do primeiro turno do Campeonato Gaúcho.
Agora o foco do Juventude será na Copa do Brasil. O time jaconero enfrenta o Coruripe, em Alagoas, na próxima quarta-feira (5), às 15h30min.
Sem assustar o adversário
Sem grandes oportunidades de gols, os primeiros minutos de jogo foram equilibrados. O Pelotas buscava os ataques pelos lados, levava vantagem, principalmente pela direita com o atacante Jô, mas não conseguia finalizar no gol do Juventude.
A primeira chance aconteceu somente aos 15. Jô fez boa jogada pela direita, cruzou e o meia Wallacer, do Pelotas, tentou de bicicleta. No entanto, a bola passou à direita do gol defendido por Marcelo Carné.
Uma oportunidade clara de gol ocorreu somente aos 23 minutos e foi com o Pelotas. Juliano Tatto cobrou escanteio, o volante Mateus Santana cabeceou no ângulo direito. O goleiro Marcelo Carné salvou o Juventude. Ele desviou com a ponta dos dedos e bola pegou na trave. Quase gol áureo-cerúleo.
Com dificuldades de buscar o ataque e sem assustar o adversário, o Juventude era ameaçado pelo Pelotas. Aos 27, o atacante Hugo Sanches recebeu de Wallacer na intermediária e arriscou, porém a finalização saiu por cima do gol alviverde. Em mais uma tentativa do time da casa, o atacante Jô, aos 44, recebeu na frente da área e arriscou. A bola subiu e foi para a linha de fundo.
Depois de algumas tentativas, o Lobo conseguiu abrir o placar na insistência. Aos 46, a Lei do Ex foi cruel com o Juventude. Hugo Sanches recebeu de Jô, dominou na esquerda e cruzou para o meio da área, onde estava o centroavante Hugo Almeida. O centroavante, ex-Ju, dominou e finalizou no canto direito: Pelotas 1 x0 Juventude.
Em busca da reação
As dificuldades do primeiro tempo e a baixa produção ofensiva, obrigaram o técnico Marquinhos Santos mudar o time. O treinador trocou no intervalo: saiu o centroavante Wallace e entrou o meio-campista John Lennon.
No entanto, quem seguiu assustando foi o Pelotas. Hugo Sanches invadiu a área e finalizou. O goleiro Marcelo Carné espalmou para escanteio. Dois minutos depois, falta cobrada por Juliano Tatto, cabeceio de Felipe Chaves e defesa do camisa 1 alviverde no centro da meta.
O Pelotas continuava melhor no jogo e mais uma vez o técnico Marquinhos Santos mudou o time. Aos 15, tirou um volante para colocar um atacante. Saiu Ancheta e entrou Gabriel Aires.
Os mandantes liderando o placar e comandando as ações na partida. Aos 17, Juliano Tatto cobrou falta fechada e o centroavante Hugo Almeida cabeceou. O goleiro Marcelo Carné salvou o Ju novamente e espalmou. Grande defesa.
Em busca da reação, o Juventude aumentou o volume de jogo e chegou com perigo em uma sequência de escanteios aos 28. Bruno Alves cobrou o primeiro e a zaga tocou para linha de fundo. A bola passou perto. Depois, o atacante alviverde colocou na primeira trave e Caíque Valdívia desviou na primeira trave. Quase o empate Jaconero.
O Pelotas voltou a assustar aos 32. Hugo Sanches ganhou do lateral Felippe e arriscou de fora da área. A finalização foi no centro do gol e Marcelo Carné defendeu.
Mesmo sem grandes oportunidades, o Juventude conseguiu o empate e foi efetivo. O volante João Paulo cobrou falta na área e o garoto Gabriel Aires cabeceou no canto direito de Douglas: Pelotas 1 x 1 Juventude.
No entanto, a tarde era do time pelotense e dos ex-jogadores do Juventude. Hugo Sanches cruzou na área e o volante Mateus Santana ajeitou no peito, passou pela marcação e finalizou no canto de Marcelo Carné. Dois minutos depois, o time áureo-cerúleo ampliou com Gabriel Soares. Fim de jogo: Pelotas 3x1 Juventude
Com o resultado, o Juventude está eliminado no primeiro turno do Campeonato Gaúcho. O time alviverde não tem mais chances matemáticas de chegar à semifinal.
Ficha técnica:
Campeonato Gaúcho 2020 - 1º Turno - 4ª rodada
Pelotas 3x1 Juventude
Data: 01/02/2020 (Sábado)
Horário: 16h
Local: Estádio Boca do Lobo, em Pelotas
Arbitragem: Lucas Horn, auxiliado por Leirson Peng Martins e Gustavo Marin Schier
Pelotas
Douglas; Felipe Chaves (Tiago Costa, 26/2ºT), Negretti (Wendell, 19/2ºT), Vitão e Juliano Tatto; Felipe Guedes, Mateus Santana, Jô (Gabriel Soares, 24/2ºT) e Wallacer; Hugo Sanches e Hugo Almeida. Técnico Luiz Carlos Winck
Juventude
Marcelo Carné; Igor, Genilson, Reynaldo e Felippe; João Paulo; Bruno Camilo (Caíque Valdívia, 28/2ºT), Ancheta (Gabriel Aires, 14/2ºT), Fábio Matos e Bruno Alves; Wallace (John Lennon, int) . Técnico: Marquinhos Santos
Cartões amarelos: Jô, Felipe Chaves, Mateus Santana, Wallacer (Pelotas); Bruno Camilo (Juventude)
Gols: Hugo Almeida, aos 46 minutos do primeiro tempo, Mateus Santana, aos 44 e Gabriel Soares aos 46 do segundo tempo (Pelotas); Gabriel Aires, aos 35 minutos do segundo tempo (Juventude)