Os últimos anos têm sido de mais sofrimento do que alegrias para o torcedor grená. Desde o fatídico 2015, o clube busca sua redenção. Nas contas, conseguiu equilíbrio e boa parte das dívidas do passado ficaram para trás. Mas, para quem está na arquibancada, isso não basta.
Leia Mais
Lateral do Caxias busca retomada da carreira com título do primeiro turno
Com dúvida no ataque, Caxias encerra preparação para a decisão contra o Grêmio
Com déficit de R$ 2,5 milhões, Caxias vai utilizar renda contra o Grêmio para aliviar o caixa
No cenário estadual, já foram dois títulos do Interior, em 2017 e 2019. É claro que o retorno à Série C do Brasileiro é o grande desafio, mas como seria bom para o Caxias dar um passo a mais nesta reconstrução.
Um título do primeiro turno, com a certeza de que estará na final do Estadual e com vaga garantida na Copa do Brasil de 2021, traria uma confiança extra para quem faz o futebol grená. Primeiro, diminuiria a sequência de frustrações. Mais do que isso, mostraria que o caminho traçado neste início de 2020 está mais do que correto.
É bom deixar claro que uma derrota para o Grêmio não diminui em nada o feito de chegar até aqui. O Tricolor é o favorito, tem um orçamento infinitamente superior, jogadores de Seleção e está entre os melhores times do país. Colocado isso, resta ao Caxias se superar. Ser eficiente e jogar com a mesma dedicação apresentada nos duelos anteriores, ou até mais. Não apenas por esse momento, mas para o futuro do clube.
Conquistar a taça neste sábado pode significar a reconquista de alguns torcedores, o surgimento de novos pequenos grenás e a consolidação de uma fase diferente no Centenário. Só se sai da dificuldade com títulos. E, por mais que seja um desafio muito complicado, a oportunidade está aí.