O Caxias perdeu a invencibilidade na temporada. O time grená foi derrotado, 1 a 0, neste domingo (9), para o Esportivo no Estádio Montanha dos Vinhedos. O gol foi marcado por Galiardo aos cinco do primeiro tempo, após falha do goleiro Marcelo Pitol.
Mesmo com a derrota, o Caxias conseguiu terminar o primeiro turno na liderança do grupo, pois o Grêmio, que tinha chances de ultrapassar, também foi derrotado para o Aimoré por 2 a 1. Com isso, o time grená encara o Ypiranga na semifinal do primeiro turno, em jogo único no Estádio Centenário.
Leia Mais
Brasil não supera forte marcação da Argentina e fica com o vice das Eliminatórias da Copa do Mundo
Para o clássico da Polenta, o Caxias teve mudanças. O lateral-direito Ivan foi preservado com desgaste físico e risco de lesão. Eduardo Diniz foi o escolhido para iniciar. Na zaga, Laercio foi poupado, pois estava pendurado com dois cartões amarelos. Jean começou o jogo. Já os atacantes Gilmar e Tilica ficaram fora devido a uma virose.
Gol alviazul cedo
A primeira chegada foi do Esportivo. Aos quatro minutos, o lateral-direito Vinicius Bovi arriscou da intermediária, mas por cima do gol grená. No minuto seguinte, saiu o gol. O meio-campista Galiardo chegou pela direita, próximo à lateral da grande área, e bateu direto para o gol. O goleiro Marcelo Pitol falhou. A bola passou entre ele e a trave: Esportivo 1x0 Caxias.
Após o gol, o Caxias começou a dominar as ações do jogo e teve mais imposição. Mais presente no campo ofensivo, passou a assustar. A primeira vez, aos 16 minutos. Escanteio cobrado por Eduardo Diniz, pela direita. Ele cruzou e o zagueiro Jean cabeceou forte no canto e o goleiro Renan fez excelente defesa. Quase o empate. No lance, Jean bateu a cabeça e saiu lesionado.
O Caxias continuava rondando o gol do Esportivo. Aos 25, Vinicius Baiano invadiu a área e finalizou. O goleiro Renan defendeu, mas largou. No rebate, ninguém do ataque grená aproveitou. Com mais posse de bola e insistindo pelos lados, aos 27, Diogo Oliveira fez ótima jogada pela esquerda. O meia passou pelo zagueiro Edson Borges e cruzou. Da Silva foi finalizar e pediu um pênalti não marcado. Não houve reclamação maior dos jogadores.
O lateral-esquerdo Bruno Ré, do Caxias, chegou pela esquerda e fez o cruzamento. Rômulo, do Esportivo, quase fez contra e afastou para escanteio. Aos 39, novamente Da Silva caiu na área, mas nada foi marcado por Anderson Daronco. Mesmo com mais presença ofensiva grená, o primeiro tempo terminou com vitória alviazul. 1 a o.
Nada mudou
O Caxias começou em busca do empate. Aos seis minutos, o volante Juliano finalizou da intermediária, mas a bola passou à esquerda do gol de Renan. Porém, aos 14 minutos, o Esportivo assustou. Diogo se aproximou da área e cruzou. A bola passou na frente do gol.
O time alviazul voltou a assustar no minuto seguinte. Diogo cobrou falta. Ele cruzou e dentro da pequena área, Flávio Torres cabeceou para fora. Aos 17, novamente o Esportivo esteve perto. O meia Diogo cruzou rasteiro e outra vez a bola passou na frente do gol.
Sem ter aquele ímpeto inicial e sofrendo alguns sustos, o técnico Lacerda resolveu mudar o time grená. Ele tirou Carlos Alberto para a entrada de Jean Carlos. Aos 23, Diogo Oliveira arriscou de fora da área, mas foi à direita do gol defendido por Renan. Novamente, aos 31, o meia do Caxias finalizou de fora da área, mas pela linha de fundo.
Aos 37, o meia Diogo Oliveira quase empatou. Ele cobrou falta e a bola ainda tocou o travessão. A resposta do Esportivo aconteceu aos 39. Galiardo cruzou rasteiro na segunda trave e atacante Caprini perdeu grande chance. Mandou para fora. Aos 41, Rômulo finalizou forte e Pitol defendeu. E assim terminou: Esportivo 1x0 Caxias.
Ficha técnica
Campeonato Gaúcho - Primeiro Turno - Última rodada
Esportivo 1x0 Caxias
Data: 09/02/2020
Horário: 16h
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos
Esportivo
Renan; Edson Borges, Cleiton e Gullithi; Bovi, Washington, Galiardo, Diogo (Marcão, 29/2ºT) e Rômulo; Gustavo Sapeka (Caprini, 23/2ºT) e Flávio Torres (Fabrício, 40/2ºT). Técnico: Carlos Moraes
Caxias
Marcelo Pitol; Eduardo Diniz (João Paulo, 37/2ºT), Jean (Venicio, 21/1ºT), Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto (Jean Carlos, 19/2ºT), Diogo Oliveira; Vinicius Baiano, Juninho Potiguar e Da Silva. Técnico Rafael Lacerda
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Fabricio Lima Baseggio
Cartões Amarelos: Diogo, Galiardo (E); Carlos Alberto, Venicio (C)
Gols: Galiardo, aos cinco minutos do primeiro tempo (Esportivo)
Leia Também
Festa das Colheitas terá tour guiado pelo interior de Caxias do Sul
"Não vamos descansar até que os culpados sejam punidos", disse a mãe de Tiago