O Caxias ser campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho não é uma novidade para o clube. No ano da sua maior conquista, em 2000, o time grená também venceu a primeira etapa do Gauchão. E aí está a primeira coincidência: na oportunidade, também derrotou o Grêmio em jogo decisivo do turno.
O Estadual de 2000 teve como fórmula um octogonal, ida e volta, com os campeões de cada turno realizando a decisão. Inicialmente, o Caxias precisou se classificar em uma fase preliminar, somente com times do Interior. Grêmio, Inter e Juventude disputavam a Copa Sul-Minas. O time grená ficou em segundo. O líder foi o Esportivo.
Em março, iniciou o primeiro turno do Gauchão. O Caxias venceu o Passo Fundo por 4 a 0, derrotou o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, por 1 a 0, e empatou o Clássico da Polenta, em 0 a 0, com o Esportivo, na antiga Montanha. A campanha se consolidou com a vitória diante do Inter, por 2 a 0, no Estádio Centenário. A única derrota aconteceu para o 15 de novembro, 2 a 0, em Campo Bom.
Na penúltima rodada, o Caxias fez um 4 a 3 contra o Santa Cruz. Somada a vitória com um empate em 1 a 1 no Gre-Nal, o Grená chegou com vantagem de um ponto sobre o Grêmio. No entanto, o jogo final daquele turno era no Olímpico.
O Grêmio de Danrlei, Zinho, Ronaldinho e dos argentinos Astrada e Amato era favorito. Uma vitória simples já deixava o Tricolor, então treinado por Antônio Lopes, classificado para a final. Porém, o Caxias venceu por 2 a 1, com gols de Ivair e Jajá. O Grêmio fez com Amato.
Portanto, além de vencer o Grêmio em jogo decisivo do primeiro turno, o Caxias teve somente uma derrota, não conseguiu vencer o Esportivo e teve exatamente a mesma campanha em 2000 e 2020: sete jogos, cinco vitórias, um empate e uma derrota.
Coincidências de 2000 e 2020
* O Caxias conquistou o primeiro turno nos dois anos;
* Teve apenas uma derrota no primeiro turno, tanto em 2000 quanto 2020;
* Nas duas oportunidades, venceu o Grêmio no jogo decisivo;
* Nos dois anos, não conseguiu vencer o Esportivo no primeiro turno;
* Em 2000 e 2020, disputou sete jogos: venceu cinco, empatou um e perdeu um;