Com o término da Série A do Brasileiro, ficaram definidas as 20 equipes que farão parte da Segunda Divisão nacional na próxima temporada. No ano em que marca o retorno do Juventude à competição, a região Sul terá maioria. Serão sete representantes – dois gaúchos, três catarinenses e dois paranaenses. O Sudeste e o Nordeste terão seis times, cada. A única equipe do Centro-Oeste será o Cuiabá.
Diferentemente do que ocorreu em 2018, o Ju vai encarar um gigante do futebol brasileiro na Série B, o Cruzeiro. Fato semelhante ocorreu no ano anterior, quando o Inter havia sido rebaixado. Em 2008 e 2009, os rivais de maior camisa eram Corinthians e Vasco, respectivamente.
Na teoria, a Raposa larga como favoritaça para uma das quatro vagas na elite em 2021. Porém, diante da conturbada situação política e financeira do clube, tudo pode acontecer.
A competição tem início previsto para o dia 2 de maio.
Os 20 participantes
América-MG
Avaí
Botafogo-SP
Brasil-Pel
Chapecoense
Confiança
CRB
Cruzeiro
CSA
Cuiabá
Figueirense
Guarani
Juventude
Náutico
Oeste
Operário
Paraná
Ponte Preta
Sampaio Corrêa
Vitória
Representatividade
Uma questão interessante é que, levando em conta as quatro divisões do futebol brasileiro em 2020, o Rio Grande do Sul é o segundo com mais representantes (nove times), atrás apenas de São Paulo, que tem 15. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina tem oito, cada.
Leia Também
Caxias apresenta zagueiro formado no Santos