Perto do final de 2019, todas as atenções estão voltadas para o novo ano. Promessas, desejos e propósitos de vida tornam-se temas das rodas de conversa. No futebol, não é diferente. Visando a próxima temporada, a reportagem do Jornal Pioneiro conversou com Saul de Medeiros, babalorixá e presidente da associação de Umbanda Caxias e vice-presidente do Conselho das Federações de Umbanda e das Religiões Afro Brasileiras do Estado do Rio Grande do Sul, sobre as previsões para 2020.
Perguntado sobre o Caxias, o babalorixá foi seguro: em 2020, o time grená conquistará o acesso para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.
— Para o ano de 2020, a condição dele voltar para a Série C é gritante. Ele vai conseguir essa conquista, que é importante também para o cenário de Caxias do Sul, uma equipe como o Caxias estar perto do Juventude, sendo duas forças do Estado —prevê o babalorixá.
Em relação ao Juventude, as previsões não são tão otimistas. De acordo com Medeiros, o time alviverde terá como objetivo principal manter-se na Série B, sem grandes chances de acesso.
— O ano para o Juventude vai ser de muita exigência. Ele vem se preparando e houve aí uma grande conquista que é passar para a Série B, porém, o ano de 2020 vai exigir do Juventude esforços muito maiores do que em 2019, para poder se manter na Série B. O Juventude ainda não está preparado para a Série A. Não há nem como almejar, porque mesmo que por uma aventura o Juventude passasse para a Série A, ele cairia de novo para a Série B. Tem que se preparar melhor. Ou seja, investimentos — defende.
Conforme Medeiros, o novo ano trará melhores resultados para os grenás:
— Então, acredito que pelo que está marcando, para o Caxias vai ser mais fácil do que para o Juventude.
Todas as previsões do babalorixá Medeiros estarão disponíveis na edição impressa do Jornal Pioneiro da próxima terça e quarta-feira (31 e 1º).
Ouça a previsão de Medeiros em relação ao ano da dupla Ca-Ju: