A reapresentação do Juventude para a temporada 2020 está marcada para a próxima segunda-feira (25). No entanto, alguns atletas só irão se apresentar no Estádio Alfredo Jaconi no dia 2 de janeiro, quando os jogadores contratados e que estavam nas Séries A e B desembarcam em Caxias do Sul. Também é a situação dos jogadores que conquistaram o acesso nacional e foram emprestados para times da Primeira e Segunda Divisão do Brasileiro.
São os casos do lateral/volante John Lennon, do meia Renato Cajá e dos atacantes Dalberto e Bruno Alves. Além deles, o atacante Breno também deixou a equipe alviverde após a participação do time na Série C, mas será encaminhado para o Athletico-PR no início do próximo ano.
Faltando poucas rodadas para o encerramento das disputadas do Brasileirão e da Série B, o Pioneiro fez um levantamento do desempenho dos atletas alviverdes nos clubes em que estão emprestados e como tem repercutido a participação de cada um nas equipes que os receberam.
John Lennon - lateral-direito/volante - 27 anos
:: Emprestado ao Operário-PR (Série B)
:: 7 jogos
:: 3 como titular
:: 352 minutos em campo
:: 1 cartão amarelo
Titular do meio-campo do Juventude durante boa parte da temporada, John Lennon é utilizado na lateral direita do Operário-PR. No entanto, o time paranaense conta com Maílton, um dos principais jogadores da Série B na lateral. Com isso, o atleta que tem vínculo com o Ju até o final do Gauchão, conseguiu atuar apenas em sete oportunidades — sendo três como titular.
— Ele deu uma assistência para gol na primeira partida como titular, contra o Londrina, pela 28ª rodada da Série B. Foi numa jogada individual em que fechou pelo meio e deixou o atacante na cara do gol. Apesar de muito elogiado pela qualidade individual, não conseguiu ter uma sequência de jogos e também teve pouco tempo para mostrar algo a mais — avaliou o repórter Felipe Liedmann, que acompanha o Operário pelo portal Net Esporte Clube.
Uma proposta do time paranaense ao lateral não é descartada, mesmo que isso possa gerar um custo maior aos cofres do time de Ponta Grossa.
— O clube pode ter o interesse na permanência dele sim, pois o Maílton não deve permanecer e o Jonh é bastante elogiado pelo seu desempenho quando está em campo — acredita Liedmann.
Bruno Alves - atacante - 27 anos
:: Emprestado ao CSA-AL (Série A)
:: 8 jogos
:: 2 como titular
:: 318 minutos em campo
:: 3 cartões amarelos
A temporada 2019 foi animada para Bruno Alves. O atacante começou o ano no Caxias, assinou com o Athletico-PR, foi emprestado ao Juventude e agora tenta evitar o rebaixamento do CSA no Brasileirão. Ganhou as primeiras oportunidades no time alagoano logo na chegada ao clube. Porém, não tem conseguido grandes resultados.
— Ele foi indicado pelo Argel, goza do prestígio do treinador e está entrando de forma recorrente no time do CSA. É uma espécie de 12° jogador. Mas até agora não fez uma grande atuação e é muito contestado pela torcida — afirmou o comentarista Emerson Júnior, da Rádio CBN, de Maceió.
— Ele tem aspectos táticos interessantes, que recompõe dentro de um planejamento de jogo do Argel. Mas, efetivamente, para a função de atacante, até hoje ele pouco contribuiu. Se ele não ficar para a próxima temporada, não vai deixar saudade para o torcedor azulino — complementa Alberto Oliveira, também comentarista da CBN.
Mesmo que seu vínculo principal esteja com o Athletico, já há o encaminhamento do acerto para que ele retorne ao Estádio Alfredo Jaconi em 2020.
Dalberto - atacante - 25 anos
:: Emprestado à Chapecoense (Série A)
:: 6 jogos
:: 3 como titular
:: 218 minutos em campo
:: 1 cartão amarelo
Um dos principais nomes da campanha alviverde no acesso, Dalberto foi para a Chapecoense com o técnico Marquinhos Santos com a quase impossível missão de tentar evitar o rebaixamento à Segunda Divisão.
Porém, na equipe de Chapecó, o atacante ainda não conseguiu desenvolver um bom futebol para se consolidar entre os titulares.
— Pouco se viu do Dalberto na Chapecoense. Teve uma lesão aos oito minutos na sua estreia, o que o tirou de alguns jogos. Isso atrapalhou uma sequência que ele teria, porque é um homem de confiança do Marquinhos. Ele voltou da lesão como titular, teve duas chances seguidas. Mas o que se viu do Dalberto é de um jogador muito limitado tecnicamente, que ajuda muito na parte tática, na marcação, mas que pouco contribui na parte ofensiva — diz o repórter Mateus Montemezzo, da Rádio Oeste Capital.
Se a Chapecoense perder para o Avaí, no domingo, e o Cruzeiro vencer o Santos no sábado, o time catarinense estará matematicamente rebaixado. Porém, o técnico Marquinhos Santos só deve retornar ao Jaconi em 15 de dezembro. Dalberto retoma as atividades no Juventude a partir de 2 de janeiro de 2020.
Renato Cajá - meia - 35 anos
:: Emprestado à Ponte Preta (Série B)
:: 12 jogos
:: 11 como titular
:: 902 minutos em campo
:: 1 gol
:: 1 assistência
:: 1 cartão amarelo
O veterano Renato Cajá saiu do Ju com a moral elevada após os três gols contra o Imperatriz-MA, no jogo que garantiu o retorno do Ju à Série B. Chegou na Ponte com a responsabilidade de organizar o meio-campo do time campineiro, que ainda sonhava com o acesso.
— Cajá se destaca desde que voltou à Ponte Preta. O desempenho do jogador foi regular, mas ele sofre com a falta de entrosamento e de qualidade do time. Quando a Macaca disputava ainda o acesso à Primeira Divisão, o desempenho do camisa 10 era melhor. Mas a partir do momento em que foi sacramentada a permanência do time na Série B, ele já não teve aquela mesma produção das primeiras partidas — avalia Pedro Orioli, setorista da Ponte e que integrava a equipe do projeto Rádio 1900.
O vínculo do jogador com o Juventude foi ampliado antes da saída do Jaconi para o Moisés Lucarelli. Até por isso, a tendência de o retorno para o alviverde é grande.
— Todos sabem que a possibilidade dele permanecer na Ponte é muito pequena, mas o torcedor pontepretano nutre essa expectativa e a nova gestão, que tomou posse na semana passada, quer a permanência do jogador — afirmou Orioli.
Breno - atacante - 23 anos
:: Emprestado ao Figueirense (Série B)
:: 10 jogos
:: 9 como titular
:: 751 minutos
:: 1 gol
O retorno do atacante Breno ao Juventude não é garantido. O jogador está emprestado ao Figueirense para a Série B do Brasileiro e vai começar a temporada 2020 no Athletico-PR, também cedido pelo alviverde. Somente após esse período, caso não permaneça no Furacão paranaense, é de retorno ao Alfredo Jaconi. Após uma temporada oscilante no time de Marquinhos Santos, foi para o alvinegro de Florianópolis e se tornou peça importante para a recuperação da equipe na Segunda Divisão.
— O Breno está em uma leva de atletas que chegaram no limite do prazo de inscrições para a Série B e que ajudaram o clube a sair da lanterna e chegar nessa condição de deixar a zona do rebaixamento. É um dos quatro jogadores que estão invictos com a camisa do Figueirense. Ele chegou e assumiu a titularidade da ponta esquerda. Foi extremamente relevante em um jogo em que não foi titular, contra o América-MG, em que o time perdia, ele entrou no intervalo e participou dos dois gols, mas só um deles foi dado para ele na súmula. A avaliação, em geral, é positiva da sua participação — disse o repórter Kadu Reis, da Rádio CBN Diário, de Florianópolis.