Centros da formação
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou ontem que Gramado será uma das sedes das etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude de 2020. A cidade serrana receberá competidores do Sul, Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul, entre os dias 20 e 24 de setembro. Aracaju, no Sergipe, vai ser palco dos jogos do Nordeste.
– As opções por Aracaju e Gramado se basearam principalmente em três pilares de avaliação: a qualidade das instalações esportivas, a capacidade e o custo da rede hoteleira, além do apoio governamental. Esses são requisitos fundamentais para a nossa tomada de decisão – explicou Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB.
Ainda falta a definição da etapa regional que envolve os estados da região Norte, além de Mato Grosso e Distrito Federal. Além disso, três cidades já manifestaram interesse de forma pública em receber a etapa nacional. Entre elas, Bento Gonçalves. Brasília (DF) e Blumenau (SC), que já abriga a edição deste ano, são as concorrentes.
Seja por questões esportivas, turísticas ou econômicas, Gramado e Bento colocam-se como protagonistas no cenário nacional. Fomentar e valorizar os eventos da base e a formação dos atletas e cidadãos é fundamental para quem quer ter visibilidade.
O tamanho do evento
O cálculo é simples. Atrair um grande contingente de pessoas, sejam elas jovens ou adultos, faz com que sua cidade seja um possível destino nos anos seguintes. De imediato, o impacto em hotelaria, no comércio e no dia a dia dos municípios é expressivo.
Para exemplificar melhor, vamos aos números. Desde 2018, os Jogos Escolares são disputados em novo formato, com três etapas regionais, destinadas à classificação das modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo cerca de 5 mil atletas, de 12 a 17 anos, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Anualmente, a competição escolar atrai mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais.
Em 2020, a novidade será a entrada da ginástica artística (12 a 14 anos) e do taekwondo (15 a 17 anos) no programa da competição, que passará a abrigar eventos de 16 modalidades esportivas.
Ou seja, atrair essa competição para a Serra é certeza de sucesso, para o próximo ano e também na construção da ideia de futuro.