Você já pensou em mudar de cidade? E desbravar outro país? Não é algo simples, mas uma caxiense tomou essa decisão. Mariel Hecher, 27 anos, atualmente mora na Austrália. Além de ser fisioterapeuta e estudar mestrado em Osteopatia, ela é jogadora de futebol e defende o Lions Football Club, clube com sede na cidade de Brisbane, no estado de Queensland. A equipe disputa a National Premier League Queensland.
No entanto, essa história, não começa fora do país. O amor pelo esporte começa ainda na infância em Caxias do Sul. Incentivada ao assistir o pai - Edson Hecher - atuando pelos campos, Mariel começou a gostar do futebol ainda quando pequena.
– É uma alegria imensurável. Ter meus filhos estudando, trabalhando, e nas horas vagas, jogando futebol. Tirando a saudade, estou feliz e realizado – afirma Edson Hecher.
A partir desse amor, na escola – especificamente nas aulas de educação física – adorava jogar. Iniciou a jogar na escola Leonardo da Vinci, depois no Colégio Santa Catarina, onde ficou até os 16 anos.
Antes de se consolidar no futebol, praticou outras modalidades como o atletismo. Antes de mudar de país, a caxiense ainda trocou de cidade aqui no Brasil. A primeira oportunidade fora de Caxias do Sul surgiu no interior do Paraná.
– Apareceu a chance de morar fora e fui para Pato Branco. Lá, foi o primeiro time interestadual que eu joguei e tinha 16 anos. Foi um choque quando tomei essa decisão. Meu pai ficou meio assim. Foi uma baita experiência. Ficamos com o segundo lugar paranaense e terceiro lugar nos jogos abertos paranaense – lembra a atleta.
Depois da experiência no Paraná, foi morar em Araraquara-SP. Lá, jogou por um time de Futsal. Posteriormente, foi para São José dos Campos-SP, onde morou cinco anos e defendeu a equipe da cidade. No interior paulista também fez a faculdade e se formou em Fisioterapia. Após o período na Universidade, um novo rumo.
– Na minha cabeça, quando acabei a faculdade e a temporada de jogos, eu tinha me aposentado das quadras. Pensei em ir para a Austrália descansar e ver o que aconteceria. Pensei que iria para lá e não jogaria mais. Mas a primeira coisa que diz foi procurar times de futsal na região – lembra Mariel, que jogou futsal pelo Galaxy.
Das quadras aos campos
Antes de morar na Austrália, sempre atuou nas quadras de futsal, porém quando foi para o novo país, se encantou pelos campos.
Atualmente, Mariel mora na cidade de Gold Coast, um dos principais destinos turísticos do país, recebendo todos os anos pessoas de todo o mundo. Situada na costa leste, a 94 km ao sul de Brisbane, tem cerca de 40 praias ao longo de seus 57 km de litoral. A região é conhecida pela prática do surf.
Além disso, o rúgbi também é muito forte na Austrália, mas o futebol feminino está crescendo. Nessa evolução do esporte, a caxiense foi convidada para jogar no Lions FC.
– No início, eles queriam me usar no meio, como camisa 10. Eu não me sentia segura. Na ponta, eu me achei e estou mais feliz – disse Mariel, que virou capitã do time também:
– Faz três anos que estou no mesmo time. No ano passado, eu tive uma lesão de menisco no meio do campeonato. Esse ano voltei, e por ser uma das mais velhas no time, fui escolhida. Eu sempre falava e resolvia os problemas.
A competição que o Lions disputa vai de outubro até fevereiro. Na última temporada, Mariel foi escolhida para a Seleção do campeonato e marcou 24 gols. A artilheira do torneio marcou 33. A caxiense brilha na Austrália e leva o nome da cidade longe.