A Serra Gaúcha tem um representante na semifinal do Gauchão sub-17. E não é nenhuma das equipes tradicionais e que fazem da categoria de base um apoio para o profissional. O classificado da região em busca de uma das vagas na decisão do Estadual Juvenil é a Apafut/UCS, de Caxias do Sul. A equipe encara neste sábado (12), em Pelotas, o Brasil-Pel no primeiro confronto do mata-mata. A partida ocorre no Estádio Bento Freitas, a partir das 11h.
Para chegar na semifinal, a equipe caxiense deixou para trás adversários tradicionais do futebol gaúcho. Na primeira classificatória, ficou na frente de Juventude e de Caxias, que terminaram em segundo e terceiro lugares do grupo, respectivamente.
Na segunda fase, eliminou o Brasil-Fa e liderou novamente a chave. Nas oitavas de final, mais um serrano ficou no caminho da Apafut. Desta vez, o Esportivo, eliminado nos pênaltis pela equipe comandada pelo técnico Marcelo Tura.
A vaga na semifinal veio depois de dois confrontos contra o Gramadense. Após perder por 1 a 0 na casa do adversário, a Apafut venceu por 3 a 0 no campo da Linha 40 e garantiu a passagem de fase.
Agora, o duelo contra o Xavante pode garantir não só a passagem para a final do Estadual, mas também uma vaga na Copa do Brasil Sub-17.
– É a consolidação de um trabalho. Esse ano foi um diferencial da busca e da constante intensificação do treinamento. Dentro disso, a gente consegue consolidar nosso nome dentro do cenário gaúcho de categoria de base. Já vínhamos em uma sequência de disputas, mas sempre fomos eliminados nas quartas de finais. Esse ano, o trabalho foi bem mais compromissado – avalia o coordenador de futebol da Apafut/UCS, Jeferson Borges.
O comprometimento dos jogadores é parte destacada pela direção e comissão técnica da equipe. Com jovens que têm experiência em outros clubes, a base do time foi montada pensando também na categoria sub-20, que será lançada oficialmente no final deste ano.
Atletas como o goleiro Thainan, que já chegou em finais de sub-15 pelo Juventude, sabem da importância deste momento com a Apafut para o crescimento do time.
– No começo, ninguém acreditava na Apafut. Mas mostramos que temos muito potencial para disputar com os times grandes. Todo o grupo está focado para ir para a final. Temos total confiança que vamos estar lá – afirma Thainan, reconhecendo a força do rival, mas valorizando o próprio time:
– Sabemos do poder deles, da camisa do Brasil. Mas estamos trabalhando forte e sabemos do nosso potencial. Vamos para fazer um belo jogo lá.
Com melhor campanha na competição, o time caxiense vai a Pelotas em busca de uma vantagem, mesmo que mínima, para o jogo da volta, no campo da Linha 40, no dia 20. É a hora do passo a mais da Apafut no cenário gaúcho.