O Super 13, campeonato brasileiro de rúgbi, poderá ter os dois representantes da região nas quartas de final. O sábado (5) foi de vitórias para Farrapos e Serra Gaúcha, o que deixou os dois times mais tranquilos antes de se encontrarem na última rodada da primeira fase. O time de Bento Gonçalves venceu o Curitiba, na capital paranaense, manteve o 100% e se garantiu na fase decisiva. Já a equipe caxiense venceu o Pé Vermelho, também no Paraná, e já assegurou ao menos uma vaga na repescagem.
O Farrapos tinha a missão de garantir a primeira colocação da chave B num duelo direto contra o Curitiba. O time de Bento não teve dificuldades para superar a equipe da capital paranaense, por 29 a 12, e mostrar porque é o favorito à chegar terceira final consecutiva do Super 13.
Já o Serra Gaúcha surpreendeu o Pé Vermelho, no interior paranaense, e venceu por 30 a 8. O resultado levou o time caxiense para terceira colocação, o que daria uma vaga direta nas quartas de final. No entanto, o Desterro-SC, quarto lugar, também venceu no sábado e segue na briga direta por essa vaga. Por enquanto, o Serra já garantiu uma vaga na repescagem à fase quente do campeonato, onde o quarto do grupo B encara o quinto da chave A.
A última rodada será decisiva para definir as colocações entre os clubes da Região Sul. No sábado (12), o Farrapos encara o Serra Gaúcha, no Estádio da Montanha, em Bento. Em caso de derrota dos caxienses, eles precisarão torcer por um revés do Desterro, que receberá o Pé Vermelho, em Florianópolis. Essa combinação garante os dois times diretamente nas quartas de final.