O Clube Esportivo Bento Gonçalves chega a uma marca que muitas equipes tradicionais do país não alcançaram. O alviazul completa neste mês de agosto 100 anos de uma história repleta de curiosidades, personagens e momentos marcantes. Entrar para o grupo seleto de entidades centenárias coloca o Tivo e a comunidade bento-gonçalvense em festa. E, para festejar essa passagem, o torcedor ganhou de presente no dia 12 de maio o retorno do clube à elite do Gauchão.
– São poucos que chegam nessa idade com a vitalidade que tem o Esportivo hoje. Fizemos história. Somos o único clube que ao completar seus 100 anos conseguiu o acesso – afirma o presidente alviazul Anderson Zanella.
Leia Mais
Esportivo celebra 100 anos de conquistas e belas histórias no Show dos Esportes
Almanaque do Esportivo será lançado neste sábado, durante a festa dos 100 anos do clube
Para Bento, o Esportivo é representativo. Entre a história do município e do clube, pessoas que passaram e deixaram seus nomes registrados para sempre.
– Bento Gonçalves está atrelada à história do clube. O Esportivo não é apenas um clube de futebol, mas uma bandeira para o município – resume o prefeito Guilherme Pasin, torcedor apaixonado pelo Tivo e que cresceu nas arquibancadas do antigo Estádio da Montanha.
Em 2020, a equipe retorna ao convívio dos grandes do futebol do Rio Grande do Sul e segue escrevendo sua história. Porém, não se deixa morrer o que foi vivido até aqui por essa instituição que orgulha uma região.
QUAL O DIA CERTO?
Voltamos para 1919. Alguns dias depois da chegada do primeiro trem à estação de Bento Gonçalves, outro fato marcante ocorreu na cidade no mesmo mês de agosto. Apesar do fato de serem duas as datas que determinem o seu surgimento – 24 e 28 –, o fato é que o município ganhou seu próprio time de futebol.
O Clube Esportivo Bento Gonçalves foi fundado por 33 sonhadores que observavam no esporte uma possibilidade de lazer para os moradores da cidade. De acordo com as primeiras atas, percebe-se que os atletas da instituição também disputavam jogos de tênis, já que existiam os registros de compra de raquetes e bolinhas. Porém, foi no futebol que o Esportivo se consolidou e escreveu uma trajetória recheada de grandes histórias.
– A existência do Esportivo foi para preencher um espaço em branco na cidade. Bento Gonçalves não tinha um time à altura para disputar competições com equipes de outras cidades, como Caxias, Garibaldi e Veranópolis, que na época era Alfredo Chaves. As principais lideranças de Bento resolveram então criar a equipe. Até porque o futebol era mais do que o esporte. Era uma forma de mostrar a grandeza de uma cidade diante da outra. Era uma saudável rivalidade – conta o jornalista Fabiano Mazotti, um dos responsáveis pelo livro do centenário do clube.
No ano de fundação, o Esportivo disputou apenas uma partida, em 21 de setembro, no empate em 1 a 1 com o Garibaldi. A partida foi realizada no que era conhecido como campo velho do Esportivo, em parte da área do atual Estádio da Montanha, só que no sentido leste/oeste, cruzando a atual rua Oswaldo Aranha, no centro da cidade.
A Montanha foi inaugurada em 24 de agosto de 1945, em um jogo contra o Atlântico, de Erechim. O estádio também foi palco de partidas marcantes e dos primeiros títulos do clube, como o da segunda divisão estadual, em 1969, sobre o Avenida.
– Em 1970, o Esportivo disputou pela primeira vez o Campeonato Gaúcho. Nesta década, o clube começou a ser conhecido como a terceira força do Estado. E aí, passou a ser um orgulho da cidade – lembra Mazotti, ao citar um momento de afirmação do time no cenário estadual.