O Juventude venceu mais uma no Campeonato Brasileiro Série C. Na noite desta segunda-feira (1), no Estádio Alfredo Jaconi, derrotou o Luverdense por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo meia Rafael Bastos, aos nove minutos da primeira etapa e Dalberto, aos 46 do segundo.
Com a vitória, o Ju termina na liderança do Grupo B pela terceira rodada consecutiva. Agora, a equipe alviverde soma 18 pontos, um a mais que o vice-líder São José-PoA.
Na próxima rodada, a 11ª, o Juventude enfrenta o Remo, em Belém do Pará no Estádio do Mangueirão, no próximo sábado (6), às 18h. O volante João Paulo recebeu o terceiro cartão amarelo e será desfalque.
Domínio Jaconero
O termômetro na noite fria de inverno em Caxias do Sul marcava sete graus. Mesmo com o frio, o Ju foi intenso na primeira etapa e, a partir da estratégia inicial, começou a construir o resultado.
O técnico Marquinhos Santos optou por uma formação sem um centroavante de ofício. Dalberto e Bruno Alves, que já desempenharam essa função, atuaram como pontas. Denner, uma das novidades entre os titulares, atuou no meio-campo. O "falso 9", definido pelo treinador alviverde, foi o meia Rafael Bastos. E foi através dele que o Juventude conseguiu abrir o placar.
Aos nove minutos, Rafael Bastos recebeu de Dalberto próximo à meia lua da grande área e fez um golaço. Ele recebeu e aproveitou a saída do goleiro Edson para encobri-lo: Juventude 1x0 Luverdense.
Mesmo em vantagem no placar, a equipe alviverde seguiu com o domínio das ações e pouco ameaçado defensivamente pelo Luverdense. O Ju voltou a assustar aos 22. O volante João Paulo cobrou escanteio fechado e o lateral-direito Lucas Mota antecipou ao goleiro dentro da pequena área e cabeceou por cima da meta.
Novamente na bola parada, aos 26, dessa vez em cobrança de falta pela direita, João Paulo cruzou na cabeça do zagueiro Diego Ivo. Ele cabeceou à direita do goleiro Edson.
A primeira e única oportunidade do Luverdense na etapa inicial aconteceu aos 29 minutos. O meia Juninho Tardelli cobrou falta na segunda trave e o Gabriel Honório finalizou de primeira nas mãos do goleiro Marcelo Carné.
O Juventude precisou realizar a primeira modificação ainda na etapa inicial. Aos 34, Rafael Bastos, autor do gol, sentiu o joelho e deixou o gramado para entrada John Lennon. Com isso, Dalberto passou a desempenhar a função de centroavante. A equipe do técnico Marquinhos Santos dominou o primeiro tempo e saiu vitorioso: Juventude 1x0 Luverdense.
Superioridade confirmada
O Ju voltou para o segundo tempo e continuou superior diante do adversário. Aos dois minutos, o lateral-esquerdo Felippe fez belo cruzamento, John Lennon dominou e finalizou para defesa do goleiro Edson.
Na sequência, Bruno Alves arriscou de fora e o camisa 1 adversário foi no canto esquerdo para espalmar e evitar o segundo gol do Juventude. E o Ju seguiu em cima. Aos cinco, Dalberto dominou dentro da área, girou e mandou forte para o gol. Novamente o goleiro Edson defendeu.
As oportunidades continuaram. Aos 20 minutos, um lance inacreditável. John Lennon partiu em velocidade para o campo de ataque e fez a assistência para Dalberto. O atacante do Juventude invadiu a área e chutou na trave. No rebate, Denner perdeu o gol dentro da pequena área.
Aos 27, Denner arriscou de fora da área.Com desvio, a bola foi pela linha de fundo. Aos 29, Bruno Alves lançou Breno, que entrou sozinho pela direita e chutou. O goleiro Edson espalmou com a ponta dos dedos e mandou para escanteio.
Aos 36, Rafael Jataí bateu de primeira de fora da área e o goleiro Edson defendeu firme. Sem sofrer riscos, o Ju conseguiu dominar o segundo tempo e ampliou aos 46 minutos, após contra-ataque, Dalberto entrou sozinho e bateu na saída do goleiro. Vitória e liderança confirmadas. Fim de jogo: Juventude 2x0 Luverdense.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - Série C - 10ª rodada
Juventude 2x0 Luverdense
Estádio Alfredo Jaconi
01/07/2019
Juventude:
Marcelo Carné; Lucas Mota, Genílson, Diego Ivo e Felippe; João Paulo; Bruno Alves, Aprile (Rafael Jataí, 19/2º), Denner (Breno, 28/2º) e Dalberto; Rafael Bastos (John Lennon, 35/1º). Técnico: Marquinhos Santos
Luverdense:
Edson; Pedro Costa, Luiz Eduardo, Lucão e Jeferson; Moisés, Evandro (Fábio, 11/2º), Juninho Tardelli (Igor, 17/2º), Gabriel Honório; Anderson Ligeiro, Dionathan Abu (Douglas, int). Técnico: Júnior Rocha.
Árbitro: Tiago Nascimento dos Santos, auxiliado por Ricardo Bezerra Chianca e José Daniel Torres de Araújo (trio pernambucano)
Amarelos: João Paulo (J); Douglas (L)
Gols: Rafael Bastos aos nove minutos, do primeiro tempo e Dalberto, aos 46 do segundo tempo (Juventude)