O Caxias está com a classificação encaminhada para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O time grená derrotou o Tubarão, neste domingo (2), no Estádio Centenário, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Márcio Jonatan e o meia Rafael Gava, que retornou à equipe após se recuperar de lesão.
Com a vitória o Caxias soma dez pontos na tabela de classificação, assume a liderança do grupo e volta a campo no próximo domingo (9), às 18h, diante do São Caetano no Estádio Anacleto Campanella. Será a última rodada da primeira fase. Para esse jogo, três jogadores estão suspensos: o zagueiro Jean, os laterais Eduardo Diniz e Muriel e o meia Wagner. O técnico Pingo também recebeu o terceiro amarelo e está fora.
A equipe grená confirmou o 100% de aproveitamento como mandante nesta primeira fase da competição. Três jogos e três vitórias.
Dificuldade, mas vantagem no placar
O Caxias iniciou a partida com mais posse de bola. Porém, com pouca inspiração ofensiva. A primeira chance criada foi do Tubarão. Aos seis minutos, Daniel Costa cobrou falta pela direita. Após o cruzamento, o zagueiro Carlos Alexandre subiu e cabeceou para fora.
O time grená demorou para criar no ataque. Somente aos 11 minutos, Rafael Gava cobrou falta e a bola passou por cima do travessão do goleiro Gabriel. Com mais posse de bola, o Caxias encontrava dificuldades na criação de chances claras. Já o Tubarão era perigoso nos contra-ataques.
A equipe do técnico Pingo era insistente. Aos 33, Diego Miranda cobrou escanteio e Wagner cabeceou à direita do gol do Tubarão. Até aquele momento, a principal situação de gol do Caxias foi criada aos 36 minutos. Rafael Gava dominou dentro da área e chutou de pé direito, a bola passou perto da trave.
Se com a bola rolando, o Caxias encontrava dificuldades. Na bola parada, o grená abriu o placar. Aos 39, Rafael Gava fez uma bela assistência em cobrança de falta. O meia cruzou e o atacante Márcio Jonatan cabeceou para o fundo da rede. Esse é foi o terceiro gol dele na Série D: Caxias 1x0 Tubarão.
No último minuto do primeiro tempo, o Caxias teve uma ótima chance. Márcio Jonatan fez o passe para Michel, que cortou o zagueiro e finalizou. O goleiro Gabriel fez a defesa. Final do primeiro tempo: Caxias 1x0 Tubarão.
Grená confirma a vitória
Em desvantagem no placar, o Tubarão foi em busca da igualdade no segundo tempo e quase empatou aos três minutos. Roberto entrou na área e o goleiro Lee salvou com o pé. Os visitantes foram ao ataque e o Caxias tinha muitos espaços.
Aos quatro, Wagner finalizou e o goleiro Gabriel defendeu. Logo em seguida, em contra-ataque puxado por Foguinho. Michel recebeu e finalizou, novamente o goleiro defendeu. Na sequência, Rafael Gava cruzou e de novo Michel tentou, agora de cabeça, mas por cima do gol.
Aos 16, Márcio Jonatan chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro na pequena área. Foguinho chegou e finalizou. A bola passou muito perto da trave esquerda.
O Tubarão continuava no ataque, mas pouco assustava. Com isso, o time grená encontrava espaços. Aos 32, após jogada rápida pela direita, Rafael Gava recebeu o passe dentro da área e bateu cruzado de pé esquerdo. O grená amplia: Caxias 2x0 Tubarão.
O time visitante não desistiu. O atacante Edu cobrou falta, aos 34, e Lee fez bela defesa. No rebote, nova finalização e outra defesa do goleiro. Porém não foi o suficiente e o Caxias confirmou a terceira vitória em casa na Série D e o 100% como mandante na competição nacional. Na temporada, a equipe de Pingo tem oito jogos no Centenário, com seis vitórias e duas derrotas.
Ficha Técnica - 02/06/2019
Campeonato Brasileiro Série D - 5ª rodada
Caxias 2x0 Tubarão
Estádio Centenário
Caxias
Lee; Muriel, Jean, Thiago Sales e Eduardo Diniz (Raphael Soares, 6/2º); Wagner, Foguinho, Rafael Gava e Diego Miranda (Eliomar, 31/2º); Márcio Jonatan e Michel (Ruan, 22/2º). Técnico: Pingo
Tubarão
Gabriel; Parrudo (Everton, 11/2º), Denilson, Carlos Alexandre e Jeanderson (Tilica, int.), Silva, Guilherme Amorim, Daniel Costa e Thales Quadros (Vinicius Baiano, 20/2º), Roberto e Edu. Técnico: Luizinho Vieira
Arbitragem: Luiz Paulo da Silva Aniceto, auxiliado por José Reinaldo Nascimento Junior e Lucas Torquato Guerra, trio do Distrito Federal.
Gols: Márcio Jonatan, aos 39 minutos do primeiro tempo e Rafael Gava, aos 32 do segundo tempo (C);
Cartões amarelos: Eduardo Diniz, Jean, Wagner, Márcio Jonatan, Rafael Gava e Muriel (C); Guilherme Amorin, Roberto, Silva e Denílson (T).