Você já ouviu falar da Race Across America? A RAAM é considerada uma das provas de ciclismo mais difíceis do mundo. São quase cinco mil quilômetros que cruzam os Estados Unidos de costa a costa, com o ponto de partida em Oceanside, na Califórnia, até a chegada em Annapolis, no estado de Maryland.
A aventura começa hoje e, neste ano, vai contar com a participação de dois caxienses: Cesar Mincato e Tiago Fiamenghi, os idealizadores do projeto Bike&Wine (bicicleta e vinho).
Em 2017, a dupla pedalou por cerca de mil quilômetros de Porto Alegre a Montevidéu, feito que foi contado em um livro e rendeu muitas histórias. Desde então, Mincato começou a buscar outro desafio do mesmo porte.
– Pensei que precisávamos de um novo lugar para realizar outra aventura. Comecei a buscar no Google, sem avisar o Tiago. Então, achei a Race Across America. Em princípio, imaginei que era uma loucura – lembra Mincato.
Leia mais:
Caxienses vão percorrer mil quilômetros de bicicleta até o Uruguai
Caxienses ainda estão se adaptando à rotina da cidade, após pedalar até o Uruguai
Literalmente essa será uma aventura e precisará de uma estrutura superior em relação a de 2017. A distância é maior e, por conta disso, o grupo de apoio também cresceu. Porém, ainda longe do que é projetado como ideal, algo que, por outro lado, deve garantir outras tantas histórias marcantes.
– Serão três vans de apoio. Nós não conseguimos um motorhome, por questão de recursos. Então, não teremos onde cozinhar, tomar banho ou dormir. Vamos ter apenas um colchão inflável para descanso – conta Fiamenghi.
A prova inicia hoje para os ciclistas que competirão de forma individual. E daqui a três dias, na quinta-feira, para equipes compostas por duas, quatro ou oito pessoas. A dupla caxiense, que se encaixa no segundo grupo, terá nove dias para concluir o desafio.
– Vamos pedalar em revezamento. Então são cerca de 550 quilômetros para percorrer por dia, uma média de 275 para cada um. À noite, pretendemos pedalar cerca de três horas consecutivas e depois trocar, para aproveitar a temperatura amena. Em contrapartida, durante o dia vamos pedalar por duas horas, em decorrência do calor – explica Fiamenghi.
Desafios individuais
Os dois serão os únicos gaúchos a participar da prova, que contará com outras seis duplas na categoria entre 18 e 49 anos. Entretanto, mesmo sendo uma disputa em equipe, eles ressaltam a importância do preparo físico e psicológico de cada um.
– Por mais que seja uma prova de uma dupla, é uma jornada individual. Eu tenho uma fisiologia diferente do Cesar. Então, somos ciclistas e pessoas diferentes, e vamos pedalar sozinhos o tempo inteiro. Vai ser um desafio com o nosso interior – explica Fiamenghi.
Mesmo sabendo que vão enfrentar um cansaço extremo, privação de sono e outras dificuldades, ambos estão confiantes na conclusão da prova, independentemente da posição que chegarem.
Fiamenghi e Mincato acreditam que todos devam passar por desafios, para provarem para si mesmos que são capazes de conquistar aquilo que almejam.
– Todo mundo, em algum momento da vida, conquistou algo, se superou. Esse sentimento é muito empoderador, porque tu sente que pode fazer qualquer coisa – conclui Fiamenghi.