O Caxias nunca escondeu que o principal objetivo da temporada é o acesso à Série C de 2020. Após o título do Interior no Gauchão, a equipe chega fortalecida para alcançar o feito. Mas há alguns pontos parecidos com a última temporada
No ano passado, o time bateu na trave: esteve no mata-mata decisivo pela vaga, mas perdeu os dois jogos para o Treze-PB. Entre diferenças e semelhanças, a direção grená montou times competitivos e que demonstram capacidade para brigar pelos objetivos estabelecidos.
Com treinadores diferentes e uma situação se repete: o Caxias começa bem a Série D. Uma vitória e um empate, o mesmo retrospecto que 2018, o que mudou foi a ordem dos mandos. Enquanto o time de Pingo venceu no Centenário e empatou fora, a equipe então comandada por Luiz Carlos Winck fez o inverso: venceu o Inter-SC em Lages e empatou com o Mirassol, em casa.
Na escalação, ainda restam três atletas da arrancada de um ano atrás: o zagueiro Thiago Sales e os meias Rafael Gava e Diego Miranda. O defensor, no entanto, se machucou na quarta rodada e não voltou mais ao time. Já Gava alternou entre o banco de reservas e a titularidade.
Temporada 2018
No ano passado, o Caxias, então treinado pelo técnico Luiz Carlos Winck, disputou o Campeonato Gaúcho com 30 jogadores no elenco. A equipe ficou nove rodadas invicta, perdeu apenas um jogo, fez a segunda melhor campanha da primeira fase, mas acabou eliminada pelo Avenida nas quartas de final, no saldo qualificado. Em Santa Cruz do Sul, empate em 1 a 1. Na volta, 2 a 2 e com o gol dos rivais marcado após os 40 minutos do segundo tempo.
Encerrada a participação no Estadual, seis atletas deixaram o clube: os atacantes Nicolas, João Paulo, Ramon, Daniel Cruz e Wagner Gomes e o meia Carlos André. Em contrapartida, quatro chegaram durante a intertemporada, que durou 33 dias. Os atacantes Wesley, que estava no Veranópolis, Éder e Mikael, do São Luiz, Caio Cézar, do Boavista-RJ. O zagueiro Thiago Sales chegou durante o Gauchão, mas não jogou e fez a estreia na Série D.
O time que estreou na Série D, fora de casa, contra o Inter de Lages, venceu por 3 a 0. A escalação inicial teve: Gledson; Igor Bosel, Junior Alves, Thiago Sales e Julinho; Marabá, Rafael Gava, Diego Miranda; Nathan Cachorrão, Eder e Wesley. Os gols foram de Diego Miranda, Thiago Sales e Wesley.
Na segunda rodada, o Caxias acabou ficando no 0 a 0 com o Mirassol. Embalou na terceira, quando goleou o Nova Iguaçu, 4 a 1. As duas partidas foram no Estádio Centenário.
Temporada 2019
O grupo montado pelo técnico Pingo teve 27 jogadores no Gauchão e a terceira melhor colocação no geral. Nas quartas de final, passou pelo Aimoré e caiu na semifinal, com duas derrotas para o Inter. A campanha culminou com o título do Interior.
Com o fim do Gauchão, oito atletas deixaram o Caxias: Samuel Balbino (lateral-esquerdo), Junior Alves (zagueiro), Gercimar (volante), Léo Jaime (atacante), Caio Cézar (atacante), Bruno Alves (atacante), Junior Juazeiro (atacante) e Alex Willian (meia).
Em contrapartida, a direção contratou sete atletas: os meias Wagner e Leilson, o lateral-esquerdo Raphael Soares, e os atacantes Márcio Jonatan, Taiberson e Michel. O último foi o zagueiro Danrlei. A intertemporada reduziu, foram 29 dias.
Na estreia contra o São Caetano, vitória por 1 a 0 e com gol de Diego Miranda. A escalação inicial teve: Lee; Muriel, Laercio, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano, Foguinho, Rafael Gava e Diego Miranda; Márcio Jonatan e Michel. Na segunda rodada, empate com o Tubarão, 2 a 2, fora de casa.
Números 2018 E 2019
Caxias 2018
30 jogadores no Gauchão / 28 na Série D
Saíram após o Gauchão: Nicolas, João Paulo, Ramon, Daniel Cruz, Carlos André e Wagner Gomes
Chegaram cinco peças para a Série D - Wesley, Thiago Sales, Eder, Mikael e Caio Cézar
Intertemporada entre Gauchão e Série D - 33 dias
Caxias 2019
26 jogadores no Gauchão / 25 na Série D
Saíram após o Gauchão: Balbino, Junior Alves, Gercimar, Léo Jaime, Alex Willian, Caio Cézar e Bruno Alves, Junior Juazeiro
Chegaram sete peças para Série D: Wagner, Raphael Soares, Leílson, Márcio Jonatan, Taiberson, Michel e Danrlei
Intertemporada Gauchão/Série D - 29 dias