Grêmio e Juventude se enfrentam na próxima quarta-feira (29), às 21h30min, na Arena, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Quando os times entrarem em campo, completarão 4.070 dias sem o time alviverde derrotar os tricolores em Porto Alegre.
A última vitória do Ju, na capital gaúcha, aconteceu no dia 6 de abril de 2008, ou seja, faz 11 anos do último triunfo jaconero em Porto Alegre.
E essa vitória teve um contexto épico: o Juventude perdeu o primeiro jogo das quartas de final do Gauchão daquele ano, em casa, por 2 a 1. Porém, no Estádio Olímpico arrancou uma classificação heroica às semifinais. Aniquilou o Grêmio, único invicto da competição, com a vitória por 3 a 2, após chegar a estar vencendo por 3 a 0.
Os gols alviverdes foram marcados por Mendes, aos 16 minutos e aos 38 minutos, no primeiro tempo e Thiago, aos 14 minutos no segundo. Com o resultado, o Juventude acabou com invencibilidade gremista no Estádio Olímpico, chegou às semifinais e terminou com a "touca" tricolor.
É importante lembrar que, nesta quarta, o Juventude não precisa vencer no tempo normal. Se empatar durante os 90 minutos e ganhar nos pênaltis, estará nas quartas de final da Copa do Brasil.
Gols do Juventude
16 minutos - 1º Tempo – Após roubada de bola de Lauro, Ivo recebeu e fez o passe para Mendes. O atacante lançou Élvis, o lateral vai à linha de fundo e cruzou na segunda trave. Mendes, de cabeça, encobriu o goleiro Marcelo Grohe;
38 minutos - 1º Tempo – No contra-ataque, Lauro fez um belo passe para Mendes, que, de fora da área, chutou no lado direito do goleiro Marcelo Grohe;
14 minutos - 2º Tempo - Márcio Goiano foi lançado pela esquerda e cruzou. Thiago apareceu na segunda trave e mandou para o gol: Ju 3 a 0.
Escalações
Juventude jogou com : Michel Alves; Élvis, Márcio Alemão, Nunes e Márcio Goiano; Renan, (Hércules, 28/2º), Juan Pérez, Lauro, Ivo (Helder, 22/2º), Maycon (Thiago, 9/2º), Mendes. Técnico: Zetti.
Grêmio teve a seguinte escalação: Marcelo Grohe, Felipe, Léo, Jean e Paulo Sérgio; Nunes, (Rafael Carioca, int.), Eduardo Costa, Maylson, (Jonas, 21/2º); Julio dos Santos, (Tadeu, int.), Roger e Perea. Técnico: Celso Roth.