O Esportivo está de volta ao Campeonato Gaúcho da primeira divisão. A equipe de Bento Gonçalves empatou com o Guarani-VA, em 1 a 1, com gol marcado pelo volante Nunes aos 23 minutos do segundo tempo. André empatou para o time visitante, aos 47. O resultado garantiu o Tivo na elite do Gauchão. A última participação havia sido em 2014.
Nos 18 jogos até aqui na Divisão de Acesso, foram nove vitórias, seis empates e apenas três derrotas, marcando 24 gols e sofrendo 16. O artilheiro é o centroavante Zulu com 6 gols
Agora, na decisão da Divisão de Acesso, o Esportivo enfrenta o Ypiranga nas duas próximas quintas-feiras. O primeiro duelo será em Erechim, no dia 16, e o segundo em Bento.
Primeiro tempo de domínio do Esportivo
Mesmo com a vantagem por ter vencido o jogo de ida, em Venâncio, por 2 a 1, a equipe treinada por Carlos Moraes dominou a primeira etapa, foi para o ataque e teve inúmeras chances de abrir o marcador.
Logo aos três minutos, o Esportivo chegou primeiro. Toni Junior arrancou pelo lado esquerdo e arriscou de fora da área. A tentativa passou por cima do gol defendido por Villa. Dois minutos depois, nova tentativa do time de Bento. Dessa vez, a bola foi no alvo e o goleiro do Guarani-VA espalmou o chute do lateral-direito Jackson.
O Esportivo seguia no ataque e com o controle da partida. Aos 17, Toni Junior recebeu na intermediária e bateu de longe. O chute passou à direita do goleiro Villa.
O Guarani-VA tentava ter posse de bola no campo ofensivo, mas a boa marcação do time alviazul impedia maiores perigos do adversário. A melhor chance da equipe de Venâncio aconteceu somente aos 27 minutos. Juninho dominou no bico da área, pela esquerda, e finalizou. O goleiro Jonatas defendeu firme no centro do gol.
A resposta do Esportivo aconteceu aos 34. O meia Athos quase fez um gol olímpico. Ele cobrou escanteio da esquerda e bola tocou no travessão. Em nova cobrança de escanteio, dois minutos depois, Athos novamente tentou olímpico. Dessa vez, a defesa tirou em cima da linha.
A pressão na reta final do primeiro tempo, quase resultou no primeiro gol. Xaro cobrou escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Cleiton que chutou forte e a defesa salvou em cima da linha. No rebote, o volante Nunes finalizou por cima. Final da primeira etapa: Esportivo 0 x 0 Guarani-VA.
Leia Mais:
Com golaço de falta, Juventude vence o Paysandu e ganha primeira na Série C
Parceiro de Marcelo Demoliner sente lesão e dupla desiste do Masters de Madri
Segundo tempo
A etapa final começou com o Guarani-VA em busca do gol e mais presente no campo ofensivo. Porém, essa posse de bola não era traduzida em grandes oportunidades contra o gol de Jonatas. Aos 12 minutos, sem conseguir infiltrar na defesa do Esportivo, o meia Salib chutou de longe e a bola passou por cima. Logo em seguida, Cristiano bateu fraco nas mãos do camisa 1 alviazul.
A resposta do Tivo ocorreu aos 14 minutos. Athos marcou a saída de bola adversária, ganhou e chutou próximo da meta defendida por Villa. Logo em seguida, Toni Junior driblou a marcação e arriscou, mas errou o alvo.
Se na primeira etapa, a bola parada teimou em não entrar, no segundo tempo ela funcionou. Aos 23, Xaro cobrou escanteio, a defesa não afastou e o volante Nunes chutou forte para o fundo da rede: 1 a 0 Esportivo.
O alviazul se animou com o gol e quase ampliou aos 30. Zulu, dentro da área, finalizou e o goleiro Villa defendeu. O time de Venâncio tentou reagir. O goleiro Jonatas defendeu chute de Juninho e a bola ainda bateu na trave, já na reta final. Nos acréscimos, o Guarani-VA conseguiu empatar com André, mas não foi o suficiente.
Festa e acesso na Montanha dos Vinhedos.
FICHA TÉCNICA:
Divisão de Acesso - Semifinal - Jogo de volta - 12/05/19
Esportivo 1x1 Guarani-VA
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Esportivo
Jonatas; Cleiton, Gullithi e Jonas; Jackson (Vinicius Bovi, 40min/1ºT), Nunes, Robert, Athos (Eduardinho, 36min, 2ºT) e Xaro; Toni Junior e Zulu (Nena, 39min/2ºT). Técnico: Carlos Moraes
Guarani-VA
Villa; Sampson, Negretti, Saulo e Augusto; Bruno Bera, Cristiano (André,26min/2ºT), Juninho e Salib; Negueba (Oscar, 28min/2ºT) e Felipe Tchelé (Rômulo, 39min/2ºT). Técnico: Leocir Dall'Astra
Arbitragem: Vinicius Amaral, auxiliado por Maurício Coelho Penna e Cleber Gilmar Flores
Cartões amarelos: Nunes (E); Salib (G)
Gols: Nunes, aos 23 minutos do segundo tempo (E); André, aos 47 minutos do segundo tempo (G)