Vencer a primeira na Série C é a missão do Juventude na noite deste sábado (11). Em Belém, às 19h15min, no Estádio da Curuzu, o alviverde encara o Paysandu, pela terceira rodada da competição nacional.
Em campo, além da alta temperatura, o Ju terá pela frente um rival embalado. Nesta sexta (10), por exemplo, a capital paraense registrava máxima de 30° nos termômetros, contra os 18° de Caxias do Sul. Mas o principal rival alviverde estará vestindo azul. O Paysandu é o líder da competição, com 100% de aproveitamento.
— A expectativa é muito grande. É um jogo contra o líder da competição. É muito difícil jogar aqui dentro (no Estádio da Curuzu). Mas nossa equipe está preparada com o que vai enfrentar — resume o atacante Bruno Alves.
Somado ao calor e o rival, está o desgaste dos últimos dias. Na quarta-feira (8), o Ju passou por uma decisão dramática, com vitória nos pênaltis diante do Vila Nova, em Goiânia, pela Copa do Brasil. Tudo isso será levado para campo neste sábado. Tanto que três jogadores voltaram para Caxias e outros três reforçaram a delegação. Além disso, atletas como os laterais Eltinho e Vidal podem ser poupados.
Um dos que deixou a delegação foi John Lennon. O lateral-direito, que vem atuando como meia, deve ser substituído por Bruno Alves, que comemora a primeira chance como titular e diz estar se sentindo em casa depois de trocar a cor grená pelo uniforme verde e branco.
— Pode ser que eu tenha uma oportunidade, mas não foi definido. Creio que começo. O jogo contra o Vila foi bom e serviu para ganhar confiança. É um pouco diferente pelas circunstâncias, mas estou me adaptando muito bem. O pessoal me abraçou de uma forma incrível. As coisas estão acontecendo aos poucos e quando engrenar de vez será ótimo — comenta o atacante, que fez o último gol do Ju, nas penalidades diante do Vila.
Por falar em gol, o jogador sabe da cobrança em relação aos atacantes, mas prefere prometer empenho e contribuição total com a equipe.
— Sim, eu penso em gol. Atacante vive disso. Se tiver oportunidade de jogar, primeiro vou pensar na equipe, em ajudar, e o gol vai sair naturalmente. Minha maior vontade é jogar bem — acrescenta.
Juventude conta com um "espião"
Se tem alguém que está se sentindo casa nos últimos dias é o zagueiro Diego Ivo. Contratado na última semana, o jogador viajou pela primeira vez com o Ju e, desde a partida contra o Vila Nova, está liberado pelo BID para defender o clube gaúcho. A chance de estrear é neste sábado, exatamente contra a equipe que defendeu nas duas últimas temporadas.
— Faz parte do futebol, coincidiu do nosso próximo jogo ser contra o Paysandu. Tenho um carinho pelo clube, até por ter jogado lá recentemente e construído uma história legal. Mas isso é passado e, acima de tudo, sou profissional. Se estiver em campo, vou fazer o meu melhor, como sempre fiz, e trabalhar para trazer a vitória para a nossa equipe — comentou o zagueiro, que disputou 60 partidas pelo Paysandu e tem seis gols marcados.
O jogador de 30 anos, no entanto, deve ficar como opção de Marquinhos Santos para o duelo deste sábado (11).
Do outro lado, também há inimigos íntimos. O zagueiro Micael e o lateral-esquerdo Bruno Collaço, ambos ex-Ju, e o atacante Nicolas, ex-Caxias, devem ser titulares na equipe paraense, que ainda conta com o meia Leandro Lima e o goleiro Douglas, que também disputaram a Série B 2018 pelo Juventude.