É apenas a segunda partida da Série D, mas ela já vale e muito para o Caxias. São várias situações que devem se apresentar diante do Tubarão-SC, domingo, às 16h, no Estádio Domingo Gonzales. Não apenas por buscar a segunda vitória, que é um objetivo natural, mas a apresentação da equipe é um ponto onde o técnico Pingo quer ver evoluções significativas. Isso também depende e muito de um jogador no meio de campo: Rafael Gava.
O meia foi o principal jogador grená no Gauchão, mas sofreu uma séria lesão no joelho esquerdo e ficou quase dois meses no departamento médico. Recuperado já na reta final da intertemporada visando a Quarta Divisão, treinou entre os reservas na semana que antecedeu a primeira partida e descobriu que seria titular no dia do embate com o São Caetano. A retomada foi boa, mas isso não quer dizer que Gava está totalmente satisfeito:
— Estou feliz com meu retorno e com a vitória da equipe. Tenho muito a melhorar na parte física. Eu treinei com bola na semana que antecedeu o jogo, mas espero evoluir na parte física, para crescer e voltar a atuar tão bem quanto no Gauchão — projeta o jogador.
O Caxias sabe que precisa melhorar em alguns aspectos. Na vitória sobre o São Caetano, o time recuou na segunda etapa e administrou o resultado, algo bem distante do que fez ao longo do ano. Há explicações para isso, como o nervosismo e a pressão por arrancar na competição somando os três pontos, mas no segundo jogo Pingo quer mais dos seus atletas diante do clube catarinense.
— Primeiro que precisamos mais posse de bola, não recuarmos como ocorreu no segundo tempo e manter o adversário no seu campo. E um pouco mais de efetividade na conclusão. Os jogadores estão conscientes que vão melhorar. O rendimento para estreia foi bom, mas esperamos uma melhora acentuada no segundo jogo — afirmou o treinador.
Além de chegar aos seis pontos e começar a ter mais tranquilidade no torneio, o Caxias busca rendimento. Aquele que apresentou no Estadual e que agora tentará repetir no litoral sul catarinense.
— Independente de jogar fora ou em casa, vamos manter nosso estilo. Marcar alto, recuperar a bola, ter a posse com agressividade e buscando criar as jogadas. Não muda muita coisa para nós. A equipe deles é boa e temos que tomar cuidado — destaca Gava.
Na briga por uma vaga na próxima fase, vencer fora de casa é o grande diferencial. Por isso, a partida deste domingo é fundamental na campanha grená de 2019.