Foram quatro meses, 18 semanas e 129 dias desde o início da pré-temporada em 3 de janeiro. Durante esse período, 17 jogos, nove vitórias, cinco empates e três derrotas, melhor campanha do grupo na primeira fase, nas quartas de final classificação com uma vitória e um empate e na primeira partida da semifinal vitória, por 2 a 1, fora de casa, contra Guarani-VA.
Neste domingo (12), às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, todo esse trabalho do Esportivo pode resultar no principal objetivo: acesso à primeira divisão do futebol gaúcho. A equipe de Bento precisa de um empate contra o Guarani-VA para garantir vaga no Gauchão 2020.
Para alcançar esse feito, a equipe do técnico Carlos Moraes tem um trunfo importante: o fator local. Até o momento, o Tivo disputou oito jogos no Estádio Montanha dos Vinhedos, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota. Situação planejada e executada com sucesso durante a competição.
— Foi uma ideia que tínhamos desde a pré-temporada. Era um planejamento de ser forte em casa, porque a competição exige isso. Precisávamos fazer os resultados dentro de casa e buscar alguns pontos fora para que conseguíssemos ter êxito durante a competição e nós conseguimos. Fizemos grandes jogos e dominamos a maioria das partidas, então acredito que o comprometimento foi importante — disse o treinador.
O Esportivo não tem desfalques para o duelo importante. O técnico Carlos Moraes deve repetir a formação que venceu a partida de ida, em Venâncio Aires. A estratégia será montada em cima da ideia do adversário. Assim, o Tivo pensa a partida tão importante na sua história centenária.
— Precisamos ver de que forma se portará o adversário. Estamos analisando para definirmos a nossa estratégia para o jogo. Em relação à postura e equipe, normalmente estamos fazendo as mesmas coisas. O que muda mesmo é o ambiente para esse jogo do acesso. Estamos tentando controlar o extracampo, de quem fica na volta, para não ter muita mudança — afirma Moraes.
A provável escalação do Esportivo deve ter: Jonatas; Cleiton, Gullithi e Jonas; Jackson, Nunes, Robert, Athos e Xaro; Toni Jr e Zulu.