O Caxias do técnico Pingo tem desfeito fantasmas e lendas neste Campeonato Gaúcho. Encerrou um tabu no Bento Freitas, depois de 18 anos sem ganhar do Brasil-Pel lá. Depois, contra o Avenida, venceu o algoz de 2018. Na noite desta quinta-feira (28), no Estádio Centenário, foi a vez do grená deixar no passado as eliminações nas quartas de final da última temporada e avançar para as semifinais do Gauchão.
Com um golaço de Eliomar, aos oito do segundo tempo, o Caxias se qualificou para encarar o Inter e tentar a vaga na final do campeonato. Se 2019 tem sido o ano de reverter histórias, o grená tem a oportunidade de avançar de tentar reescrever a de duas temporadas atrás, quando perdeu nos pênaltis para o Colorado e não avançou para a decisão. O primeiro confronto ocorre no domingo (31), no Estádio Centenário, às 16h.
O primeiro tempo no Estádio Centenário foi de muita vontade, é verdade. Porém, as oportunidades não apareceram com tanta efetividade. Tanto Caxias, quanto Aimoré pecaram no último passe e desperdiçavam boas possibilidades ofensivas.
Assim, o time do técnico Pingo tentou uma estratégia diferente, aos sete minutos. O zagueiro Thiago Sales fez um lançamento da defesa para Junior Juazeiro. O centroavante grená dominou para Eliomar, que chutou de primeira. O goleiro Marcelo Pitol espalmou para a linha de fundo.
O Aimoré tentou na bola parada. Aos 12, Elias cobrou falta em curva em direção ao gol, quando todos imaginavam o cruzamento. O goleiro Luís Cetin se esticou para fazer a defesa.
Depois disso, foi um festival erros de lado a lado. A oportunidade mais clara do primeiro tempo só veio aos 40. Bruno Alves recebeu e fez a inversão da esquerda para a direita. Foguinho invadiu a área às costas da defesa do Aimoré e a finalização saiu raspando a trave esquerda de Pitol, pela linha de fundo.
O segundo tempo veio e com ele um Caxias mais envolvente, respeitando a característica que marcou a equipe grená no Gauchão. No toque de bola que os mandantes conseguiram abrir o marcador, aos oito minutos. O meia Eliomar recebeu na intermediária ofensiva, limpou a marcação com uma caneta e mandou um chutaço de direita. A bola buscou o ângulo esquerdo de Marcelo Pitol. Um golaço para encaminhar a classificação do Caxias às semifinais.
A pressão grená seguiu. Aos 12, Diego Miranda arriscou da entrada da área e o chute passou perto.
Depois, aos 20, Bruno Alves cobrou falta com velocidade e Diego Miranda fez lançamento perfeito para Junior Juazeiro. O centroavante grená errou no domínio e Diguinho conseguiu fazer o corte.
O Aimoré arriscou aos 23. Gustavo Xuxa recebeu de Leandro Canhoto e chutou. A bola saiu à esquerda do gol de Cetin.
Aos 32, cobrança de falta para o meio da área do Aimoré. Junior Alves escorou e Léo Jaime tentou a bicicleta, que não foi em direção ao gol.
Ainda deu tempo para que três jogadores fossem expulsos, mas não para que o #TBT da desclassificação fosse revivido no Centenário. O Caxias está na semifinal do Gauchão.
Ficha técnica
Gauchão 2019 – Quartas de final
Estádio Centenário - 28/3/2019
Caxias 1x0 Aimoré
Gol: Eliomar, aos oito minutos do segundo tempo.
Caxias: Luís Cetin, Muriel, Junior Alves, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano, Foguinho, Eliomar (Jean,36’/2°) e Diego Miranda; Bruno Alves e Junior Juazeiro (Léo Jaime, 28’/2°) . Técnico: Pingo
Aimoré: Marcelo Pitol, Gian (Diego Carioca, 38’/2°), Renato, Douglão e Henrique Ávila; Diguinho, Wagner (Gustavo Xuxa,21’/2°) e Leandro Canhoto (Ricardo Verza, 41’/2°); Marco Antônio, Elias e Vinícius. Técnico: Gelson Conte
Árbitro: Anderson Daronco, auxiliado por Lúcio Flor e José Eduardo Calza
Amarelos: Eduardo Diniz, Eliomar, Junior Alves (C), Gian, Marco Antônio, Diguinho, Henrique Ávila, Renato (A)
Vermelhos: Elias, Gustavo Xuxa (A), Junior Alves (C)