A antepenúltima rodada da fase de classificação do Gauchão foi benéfica para o Veranópolis. Mesmo com o empate por 0 a 0, em casa, contra o Pelotas, no domingo (10), o Pentacolor diminuiu a distância para o primeiro time fora da zona do rebaixamento. Agora, a equipe comandada por Hélio Vieira tem a possibilidade de deixar o Z-2 com uma combinação de resultados.
As derrotas de Brasil-Pel para o São Luiz, no Bento Freitas, na terça (12) — 4 a 1 — e do Avenida por 3 a 1 para o Novo Hamburgo, na segunda-feira, fora de casa, fizeram com que a equipe de Pelotas permanecesse com sete pontos e a de Santa Cruz do Sul com seis. O ponto somado pelo VEC deixou o time com quatro.
Leia também
Esportivo e Glória jogam em casa na última rodada do primeiro turno
Deputados mantêm veto de Leite e venda de bebidas alcoólicas em estádios segue proibida
Na rodada do fim de semana, o Veranópolis tem a chance de ter confirmado o seu rebaixamento, mas também de sair da zona da degola. Se perder seu confronto contra o São Luiz, em Ijuí, e o Brasil-Pel vencer o clássico contra o Pelotas, o VEC cairá pela primeira vez para a Divisão de Acesso.
Se o Xavante perder o Bra-Pel e o Avenida não vencer, em casa, o São José-PoA, o time de Hélio Vieira depende de uma vitória em Ijuí para entrar na última rodada fora do Z-2.
O jogo contra o São Luiz teve o horário modificado. Inicialmente marcado para as 17h do domingo (17), o confronto foi antecipado em uma hora e inicia às 16h.