A temporada de 2019 é histórica para o Esportivo. O clube completa 100 anos e essa é uma grande motivação para o time na busca pelo acesso à elite do futebol gaúcho. Para conquistar o objetivo, foi montado um elenco experiente sob o comandado do técnico Carlos Moraes.
Leia Mais:
Esportivo e Glória projetam Divisão de Acesso equilibrada
Na Copa Três Coroas, ACBF dá a largada na temporada 2019
Veranópolis é punido com multa de R$ 500 por incidentes em partida contra o Inter
A folha salarial contanto atletas, comissão técnica e administrativo chega a R$ 100 mil, segundo a direção do clube alviazul. A estreia na competição será neste domingo, às 17h, contra o Ypiranga, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
O período de pré-temporada teve início no dia 3 de janeiro e, ao todo, a equipe realizou cinco testes preparatórios. Foram três jogos-treino: vitórias contra o São Paulo do Borgo, por 3 a 0, e o Peñarol, de Caxias do Sul, por 4 a 1, e empate em 0 a 0 com o Caxias. Além disso foram dois amistosos: derrota para o Lajeadense, 1 a 0, e empate sem gols com o Guarani de Venâncio Aires.
O grupo conta com 27 jogadores. Entre os mais conhecidos do futebol gaúcho estão o goleiro Jonatas, 39 anos, o meia Athos, 38, o atacante Nena, 37, o zagueiro Cleiton, 37, o centroavante Zulu, 35, o volante Nunes, 35, e o lateral-esquerdo Xaro, 31. Dois atletas estão emprestados para equipes de primeira divisão e se apresentam após o término dos estaduais: o meia Eduardinho, do Veranópolis, e o meia Diego Torres, do Cascavel-PR.
Um dos mais experientes do grupo atual é Zulu. Com rodagem pelo interior, ele já defendeu o Esportivo em outras duas oportunidades. Também jogou por Novo Hamburgo, Brasil-Pel, Santa Cruz e Juventude. Aliás, na equipe alviverde foi artilheiro e ganhou a alcunha de Rei Zulu.
– A gente procura trabalhar para que as coisas aconteçam naturalmente. Não somente eu, mas o Nena (outro centroavante) também. A gente quer jogar, mas respeitamos o treinador. Somos dois jogadores com certa experiência. Não importa quem fará os gols, o importante é o Esportivo – disse o centroavante.
Entre as conquistas na carreira, Zulu teve acesso no XV de Piracicaba à Série A-2 do Paulista, em 2005, e o protagonismo no Juventude que subiu à Série C, em 2013. São histórias vitoriosas na bagagem e no currículo de um atleta experiente.
– Algumas situações a gente revive. Muitas delas retornam e, quando passamos por isso, facilita sabermos os atalhos para não acabarmos surpreendidos em algum jogo ou campeonato. Todo o atleta gosta de marcar o seu nome, fazer história. É isso que nos move. Sou muito grato pelas pessoas que fizeram eu retornar – disse o jogador, que já defendeu o Esportivo em 2007 e 2017.
Os nove acessos de Athos
Outro jogador experiente do elenco alviazul é o meia Athos. Aos 38 anos, ele possui um vasto currículo e vive a expectativa de mais um acesso na carreira. Já foram nove, entre os quais dois pelo Criciúma, dois pela Chapecoense e um pelo Porto Alegre, esse último em 2009 que subiu para a elite do futebol gaúcho.
– São 20 anos de carreira. Nesses dez últimos, cada ano tenho conseguido um acesso. Espero conseguir mais um no Esportivo. Seria o meu décimo e no ano do centenário do clube. Então, esse é um dos objetivos – lembrou o meia.
O Esportivo foi rebaixado para a segunda divisão em 2014. De lá para cá, segue na luta para retornar à elite. Em 2015, caiu logo na primeira fase da Divisão de Acesso. No ano seguinte, parou na segunda fase. Em 2017 e 2018, perdeu nas quartas de final, para Avenida e Pelotas, respectivamente.
Para Athos, a expectativa é que em 2019, além do centenário, seja comemorada a mudança desta realidade:
– É um ano importante para o clube. Ficamos lisonjeados de sermos escolhidos para representá-lo em momento tão fundamental. É uma grande oportunidade para fazemos história. É um objetivo de jogadores, comissão, direção e torcida.
Xaro e o décimo campeonato gaúcho
O lateral-esquerdo Xaro, 31 anos, disputará mais uma Divisão de Acesso. Figura conhecida pelos clubes do interior, tem passagens por times como São Luiz, Pelotas, Passo Fundo, Novo Hamburgo, União Frederiquense, Brasil-Pel e São José-PoA. Agora, chega ao Esportivo para ajudar nos objetivos do clube.
– O Esportivo sempre tem feito boas campanhas, mas tem batido na trave. Esse ano temos um grupo bom, experiente e com jogadores com acesso. No mata-mata, isso pode fazer a diferença – disse Xaro.
Em 2009, o lateral subiu para a primeira divisão do Gauchão com o Pelotas. Em 2017, repetiu a dose com o São Luiz. Além disso, conseguiu acessos nacionais pelo Brasil-Pel e pelo São José-PoA. Entre disputas na elite e na segunda divisão, Xaro chegará ao décimo estadual.
– É um clube com uma estrutura muito boa. A gente sabe dessa responsabilidade no ano do centenário e por isso vamos fazer de tudo para conseguir esse acesso.
Elenco do Esportivo
Goleiros - Jonatas, Jonathan Walker, Filipi e Bruno
Zagueiros - Jonas, Cleiton, Gullithi e Tiago Cortês
Laterais - Jackson, Rodolfo, Adrian, Xaro e Adriano Chuva
Volantes - Nunes, Renan, Pedrada, Robert, Ismael e Alisson
Meias - Diogo, Athos e Bruno Ordovás
Atacantes - Vinicius Martins, Vinicius Santos, Toni Jr, Nena e Zulu
Time base: Jonatas; Jackson, Cleiton, Jonas (Gullithi) e Xaro (Adriano Chuva); Robert, Nunes, Athos; Toni Jr, Vinicius Martins (Vinicius Santos) e Zulu. Técnico: Carlos Moraes
Presidente: Anderson Zanella
Estádio: Montanha dos Vinhedos
Capacidade: 15 mil
Última vez na elite: 2014