O Juventude começa o Campeonato Gaúcho com mudanças no perfil da equipe montada e com um objetivo definido: apagar a imagem ruim da péssima temporada de 2018. A estreia será neste domingo (20), às 17h, contra o Pelotas, no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande.
Para 2019, muita coisa mudou no elenco. Dos atletas que terminaram a Série B do ano passado pelo Ju, apenas seis permaneceram na equipe: os goleiros Raul e William, o lateral-direito Vidal, os meias Denner e Gabriel Valentini e o centroavante Douglas Kemmer.
A direção alviverde contratou 18 atletas para atual temporada. Destes, apenas seis já tiveram alguma experiência no futebol gaúcho: o lateral-direito Lucas Mota, os laterais-esquerdos Eltinho e Lucas Pavone e os volantes Moisés e Rodrigo Ancheta.
– Tínhamos a ideia de ter mantido cinco ou seis. Nós tivemos que encontrar alternativas e dentro delas temos atletas que não disputaram o campeonato gaúcho. Nós temos que ver como vão se comportar – explicou Luiz Carlos Winck.
No entanto, as preocupações do técnico alviverde estão no pouco tempo de preparação da equipe para a estreia na competição, em virtude das chegadas dos reforços. A maior parte deles está em Caxias do Sul desde os primeiros dias de janeiro.
– A gente achou que teria uma facilidade maior na formação do grupo. Nós tínhamos atletas praticamente acertados, mas dependia de liberações. Questão financeira também influenciou, porque aí vem a disputa com outros estados. Então tudo isso prejudicou um pouco – acrescentou.
Apesar disso, Winck encara com otimismo o fato de poder ter começado o trabalho do zero para a atual temporada, diferentemente do ano passado quando chegou durante a Série B:
– A maior dificuldade é a questão do tempo, da chegada dos atletas, da condição físicas, a regularização, de lesões que aconteceram. Mas otimismo temos que ter para começarmos bem.
Dúvidas em todos os setores
O técnico Luiz Carlos Winck tem incertezas na defesa, no meio e no ataque para escalar o time titular. O zagueiro Genílson, com desconforto muscular, o lateral-esquerdo Lucas Pavone, recém-recuperado de lesão no joelho e o volante Mateus Santana e o atacante Paulo Sérgio, que foram preservados de treinamentos do início da semana são dúvidas. Sananduva, com entorse no tornozelo, é quem mais preocupa e não deve viajar para o sul do estado.
Além disso, cinco atletas do alviverde ainda não estão regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) — Aprile, Ebere, Braian Rodríguez, Breno e Moisés.
— Difícil na questão de definição, porque temos várias dúvidas para o jogo de estreia. Nós temos problemas de lesões, regularização. Vamos aguardar e esperar para termos uma boa equipe no jogo de domingo. Espero um time que transpire o jogo todo e que tenha uma boa atuação — justificou Winck, que preferiu não anunciar a escalação.