Enquanto o grupo de profissionais do Juventude se prepara para a disputa do Gauchão, a equipe sub-20 afina os detalhes para a competição mais importante da categoria no calendário nacional. A Copa São Paulo de Futebol Júnior é a grande chance para que os frutos da base alviverde comecem o ano sendo vistos por todo o Brasil e, principalmente, pelo torcedor Jaconero.
Nesta edição, o time comandado pelo técnico Itaqui participa com uma equipe bem mesclada. A maior parte do grupo é de jogadores nascidos em 1999, no segundo ano de categoria. Porém, vários atletas que ingressaram neste último ano no sub-20 também dão consistência e qualidade ao time, como o lateral-direito Ochoa e o centroavante Camejo. O comandante alviverde ainda levará para o interior paulista alguns jovens de 2001, que vêm ganhando experiência na competição.
Apesar de vir de um resultado fraco na Copa Ipiranga, onde perdeu as quatro partidas que disputou, Itaqui vê como crescente a evolução do time. A experiência adquirida em 2018 pelo time, segundo o treinador, vem do enfrentamento contra equipes profissionais:
– Nós nem esperávamos a Copa Ipiranga esse ano. Quando chegou o convite, três dias antes, nosso planejamento já era focar só na Copa São Paulo. Sabíamos que o resultado seria difícil. Mas ficamos com muitos meninos que jogaram a Copa Wianey Carlet. Eles tiveram um amadurecimento muito grande dos confrontos contra jogadores mais experientes.
Mesmo com idade para disputar a Copa São Paulo, os meias Denner e Gabriel Valentini e o centroavante Douglas Kemmer estão o com o time que faz a pré-temporada do profissional com o técnico Luiz Carlos Winck e não ficaram sequer entre os 30 pré-relacionados. A relação dos 20 atletas que viajam para o interior paulista será oficializada no próximo dia 30. Outros cinco jogadores inscritos permanecerão em Caxias e só vão caso haja a necessidade por lesão ou suspensão.
O Juventude está no grupo 28 da competição, sediado na cidade de Guaratinguetá. A estreia alviverde será contra o Real Ariquemes-RO, dia 3 de janeiro, às 16h. Depois, o Ju encara o Bragantino-SP (6/1) e o Manthiqueira-SP (9).
Nesta sexta-feira(28), o time realiza um jogo-treino contra o sub-20 do Grêmio, às 10h30min, no CT alviverde. A saída para São Paulo será em 1º de janeiro.