Uma ampla vantagem e até uma considerada obrigação de passar de fase. Esses são os ingredientes para mais um desafio da ACBF na temporada. Neste sábado, às 17h, o time de Carlos Barbosa recebe a Uruguaianense pelo jogo de volta das semifinais da Liga Gaúcha de Futsal.
Leia Mais:
ACBF goleia no jogo de ida da semifinal da Liga Gaúcha
ACBF encara a Uruguaianense por vaga na final da Liga Gaúcha
Em quadra, no Ginásio Sérgio Luiz Guerra, a equipe laranja tem o desafio de recuperar a confiança do torcedor, abalada após a queda em casa para a Copagril nas quartas de final da Liga Nacional. Nesta vez, a equipe de Marquinhos Xavier pode até perder no tempo normal, desde que empate na prorrogação. No jogo de ida, na fronteira oeste gaúcha, a ACBF venceu a Uruguaianense por 4 a 1 e abriu larga vantagem na busca pela vaga na final da competição.
— Não tem nada vencido. Já fizemos (o discurso) e seguiremos falando. Não foi a primeira e nem será a última. Os atletas relatam que isso é repetitivo. Temos de repetir o esforço e encarar o jogo da volta como o da ida. Não há motivo para relaxamento até porque nós sempre estamos pensando e preocupados com o próximo jogo. Temos de garantir a vaga na final — resume o técnico Marquinhos Xavier.
O treinador tem quase todo o elenco à disposição. A exceção é o ala Bruno Souza, que se lesionou ainda na Liga Nacional. Além da força do elenco, a equipe laranja aposta no fator casa como diferencial para garantir a volta da equipe à decisão estadual.
— Fomos bem em resolver o problema numa quadra menor. Agora em casa, numa quadra em que não estranhamos a dimensão, temos de atuar bem. É mais provável que tenhamos uma boa atuação do que tivemos na adaptação fora de casa com quadra menor, onde é mais complicado de jogar — acrescenta Xavier.
A ACBF não disputa uma final desde 2016. Da última vez que chegou na decisão, acabou sendo derrotada para o Atlântico. O último título estadual do time laranja foi em 2015, quando foi campeão sobre a Assoeva.