A partida de ida das quartas de final da Série D, fora de casa, foi também a primeira derrota grená na competição. O 1 a 0 sofrido pelo Caxias diante do Treze, em João Pessoa, com gol de Silva, no primeiro tempo, obriga a equipe de Luiz Carlos Winck a vencer no Estádio Centenário, no próximo domingo (8). Se vencer com um gol de diferença, a decisão da vaga na terceira divisão nacional do ano que vem será nas cobranças alternadas da marca dos pênaltis. Saldo maior, classificação direta grená. Empate ou derrota coloca os paraibanos na Série C 2019.
O primeiro tempo não foi bom para o time de Luiz Carlos Winck. Ainda assim, foi grená a primeira chegada do jogo. Aos cinco minutos, Wesley fez boa jogada pela direita, cruzou, e Nathan Cachorrão cabeceou para o gol, mas a bola desviou na marcação e foi para a linha de fundo. O Treze chegou aos nove. Ceará avançou pelo lado esquerdo, ajeitou para a canhota, mas chutou fraco para tranquila defesa de Gledson.
Durante os minutos seguintes foi uma troca de ataques das equipes.Aos 10, passe em profundidade para Wesley, que desviou do goleiro do Treze que sai na marcação, mas sem força para chegar ao gol. No minuto seguinte, Maxuell Samurai chutou forte à direita de Gledson.
Aos 12, novamente o grená chegou.Tabela entre Cleiton e Marabá, que cruzou para que Wesley, de voleio, mandasse à esquerda do gol de Iguatú.
A partir daí, o Caxias parou e o Treze começou a dominar o jogo. Aos 21, jogada pelo lado esquerdo de Ceará, que rolou a bola para trás e Silva chutou. Um desviou na marcação e tirou o goleiro Gledson da jogada: 1 a 0 para o time paraibano.
A equipe de Campina Grande teve chance de ampliar com Calos Coppetti, com chute perigoso aos 33. Depois, aos 40, Marcelinho Paraíba chutou de longe, Gledson espalmou para o lado, Samurai requentou a jogada para que o experiente camisa 10 arriscasse, mas a bola foi para longe.
O Caxias só voltou a arriscar aos 46, quando Gava recebeu de Wesley e mandou perto do gol do Treze.
O segundo tempo iniciou com o Treze rondando a área grená, mas foi do Caxias a primeira grande chance. Aos sete minutos, Cleiton invadiu a área pela direita e mandou uma bomba, para ótima defesa do goleiro dos paraibanos. Aos 10, após retorno de cobrança de escanteio, Rafael Gava cruzou e Junior Alves cabeceou para fora.
Aos 28, Ceará fez nova jogada pela esquerda, passou para Patrick, que isolou para fora, para sorte grená. Aos 39, foi a vez de Diego Miranda arriscar ao gol paraibano. O meia cobrou direto uma falta lateral e obrigou o goleiro a fazer boa defesa.
Ficha técnica: Série D - Quartas de final - Jogo de ida
Treze x Caxias
Gol: Silva (T), aos 21min, no primeiro tempo
Treze: Mauro Iguatú, Talisson(A)(Alex Travassos, 17'/2°), Ítalo, Nilson Júnior e Silva; Carlos Coppetti, Elielton, Leilson (Patrick,23'/2°) e Marcelinho Paraíba (Leandro Love, 33'/2°); Ceará e Maxuell Samurai. Técnico Flávio Araújo
Caxias: Gledson, Cleiton, Júnior Alves, Jean e Juninho; Marabá(Régis,26'/1°), Rafael Gava e Diego Miranda(A); Eder (Túlio Renan, 20'/2°), Nathan Cachorrão (Caio Cezar(A),10'/2°) e Wesley. Técnico Luiz Carlos Winck