A atividade física como forma de mobilizar uma comunidade. O Dia do Desafio tem esse objetivo. Propondo o mínimo de 15 minutos de atividade dentro de 24h, o evento, organizado pelo Sesc, pretende fazer dos exercício físico uma constante na vida de muitas pessoas. Esse ano o evento será realizado no dia 30 de maio, e mobiliza 14 países da América Latina.
A ideia do Dia do Desafio consiste em uma cidade enfrentar outra para que o maior número possível de pessoas pratiquem atividades físicas. Neste ano o "rival" de Caxias do Sul será Cascavel, no Paraná. Farroupilha enfrenta Moa, em Cuba. Bento Gonçalves tem pela frente a venezuelana Charallave.
Diferente de outros anos, agora a relação entre os desafiantes dura por três anos. O chamado "Cidade + Cidade" tem por objetivo a troca de informações e ideias entre os municípios sobre as formas de desenvolver as atividades e melhorar a prática esportiva nos diferentes locais da América.
Segundo o técnico em esporte e lazer do Sesc, Cassiano Somensi, o novo formato facilita a promoção esportiva nas cidades:
—A proposta permanece a mesma. Mobilizar cada vez mais as pessoas para a atividade física. Temos o dia mesmo, mas queremos que ele seja o incentivo e a motivação para que fique o legado e que as pessoas pensem: "Comecei e agora não quero mais parar".
O evento de abertura, realizado nesta terça-feira (15), teve a participação do técnico da ACBF, Marquinhos Xavier, do Caxias Basquete, Rodrigo Barbosa, e do médico e maratonista Lisandro Pavan, além da realização de atividades com a comunidade.
Durante o dia 30 o Sesc disponibilizará profissionais para as atividades realizadas em vários pontos da cidade. Os principais postos em Caxias serão na Praça Dante Alighieri e no próprio Sesc. Para informar a realização da atividade no dia 30 e para outras informações, o telefone é o (54) 3209 8250.