O meio-campo é o setor que mais sofre alterações no Juventude. Ora em nomes, ora em posicionamento. Mas uma regra é constante nos treinamentos de Julinho Camargo: sair jogando sem entregar a bola para o adversário.
Para tanto, os volantes têm papéis fundamentais no esquema adotado pelo treinador alviverde. É justamente nesta função onde está o maior número de opções no elenco. São seis de origem e outro deve chegar nesta quinta-feira ao Alfredo Jaconi. Um primeiro volante, que a direção do clube não divulga o nome, se juntará a Amaral, Bertotto, Bruninho, Jair, Mateus Santana e Sananduva. Além deles, jogam por ali Bruno Ribeiro, Diones, Leandro Lima e Tony, todos contratados como meias, mas responsáveis pela transição da defesa com o ataque.
— O Julinho vem testando algumas formações, alguns jogadores. No amistoso, foram duas equipes. Hoje (ontem), no treino, ele variou bastante. É importante você estar bem para fazer o que ele pede. Procuro aproveitar as oportunidades que ele vem me dando e o que ele vem me ensinando. Espero ser um cara de confiança dele e jogar o maior número de jogos nessa Série B — comenta Bruno Ribeiro.
O jogador, que voltou ao Juventude no ano passado, treinou na maior parte do tempo entre os titulares, na atividade da manhã de ontem, no campo da Fras-le, ao lado de Bertotto e Leandro Lima. Os volantes Amaral e Mateus Santana e o zagueiro César Martins foram poupados deste treinamento. Com isso, Rafael Bonfim iniciou ao lado de Fred. O ataque foi mantido com Felipe Lima na esquerda, Fellipe Mateus na direita e Ricardo Jesus como centroavante. Neuton na lateral esquerda, com Pará como meia, e Jair como volante no lugar de Bruno Ribeiro, foram as primeiras variações do treinamento.
Em todas as variações, Bruno Ribeiro e Leandro Lima foram os principais articuladores da equipe. Leandro, inclusive, chegou a desempenhar função de atacante em determinados posicionamentos.
— Muito feliz de voltar ao treinamentos, que têm sido bons, com intensidade. Foi um período de bastante evolução tanto pessoal, quanto no coletivo. Quero estar sempre junto do grupo, começando o jogo ou não. Estou feliz. Vou dar meu melhor para fazer grandes jogos — disse Leandro Lima, comemorando o fato de voltar aos treinos, depois de um Gauchão prejudicado pelas lesões e apenas três jogos disputados no Estadual.
O Juventude viaja nesta quinta-feira, depois do treino da manhã, para Florianópolis. Na capital catarinense o time estreia contra o Figueirense na sexta-feira, às 21h30min.