Invicto em casa, o Veranópolis recebeu o São José, no domingo, pelas quartas de final do Gauchão 2018. No Antônio David Farina, o VEC chegou à sua quinta vitória diante de sua torcida ao vencer por 1 a 0 o jogo de ida da fase decisiva da competição.
O Pentacolor começou melhor, mas as principais chances da primeira etapa foram do Zequinha. No entanto, a objetividade foi do Veranópolis. Aos 45 minutos da primeira etapa, Léo Dagostini marcou de cabeça o único gol do jogo. As equipes voltam a se enfrentar em Porto Alegre na próxima quinta-feira. O VEC joga por empate ou derrota por um gol de diferença se marcar pelo menos um para se classificar às semifinais.
Gol na primeira etapa
A primeira chance clara foi do time visitante. Em roubada de bola na esquerda, Clayton entrou a dribles na área e obrigou Reynaldo a defender, meio sem jeito. No rebote, Rafael Bonfim tirou dos pés a chance de Kelvin abrir o placar aos 10 minutos.
A resposta do VEC foi tão perigosa quanto. Aos 11, Felipe Mattioni imprimiu velocidade pela direita e cruzou rasteiro para a área. Wesley pegou de primeira, mas mandou para fora.
Aos 22 minutos, um lance incrível. Depois de cobrança de falta do Veranópolis no ataque, o contra-golpe do São José por detalhes não terminou em gol. Matheusinho partiu em disparada do campo de defesa e tirou do goleiro Reynaldo. O gol só não aconteceu porque Bertotto e Felipe Mattioni se jogaram na bola e tiraram em cima da linha.
Depois disso, apesar da intensa movimentação do VEC, poucas conclusões. Até que, aos 45, Léo Dagostini abriu o marcador. O zagueiro subiu mais alto que a defesa rival para, de cabeça, fazer 1 a 0, escorando cobrança de escanteio de Felipe Mattioni.
O segundo tempo começou sem emoções. Pelo contrário. Muita luta, faltas e erros de passes de ambos os lados.
Eduardinho, aos 22, até chegou perto de ampliar, mas chutou fraco na saída de Fabio. Aos 36, Romano girou bonito, tirou do goleiro, mas a zaga afastou quase em cima da linha.
Veranópolis:
Reynaldo, Felipe Mattioni, Rafael Bonfim (Rodrigo), Léo Dagostini e Romano; Bertotto e Jair e Eduardinho; Talles Cunha (Rogerinho), Juba e Wesley (William Paulista). Técnico: Sananduva
São José:
Fabio, Marcio (Marcel), Rafael Goiano, Everton Alemão e Dudu Mandai; Pedra e Felipe Guedes; Matheusinho, Clayton e Kelvin (Rafinha); Marcio Jonatan (Igor Nobre). Técnico: Rafael Jaques.
Gol: Léo Dagostini (V), aos 45min, no primeiro tempo. Árbitro: Roger Goulart, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Fabrício Lima Baseggio. Cartões Amarelos: Romano, Talles Cunha, Felipe Mattioni (V); Dudu Mandai, Marcio (S). Local: Antônio David Farina, em Veranópolis.