Acionista majoritária da empresa que administra o Parque de Eventos da Festa da Uva, a prefeitura de Caxias do Sul aguarda a aprovação de um projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores para conseguir destinar R$ 1,5 milhão para obras no espaço. As readequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Ministério Público Federal (MPF) devem ser feitas, de acordo com o diretor administrativo da Festa da Uva S/A, Cleiton De Bortoli, para evitar a interdição do parque.
O projeto pede a autorização do aumento do capital social da empresa e foi enviado por Daniel Guerra (PRB) na quinta-feira em caráter de urgência. Ele deve entrar em primeira discussão pelos vereadores na próxima quinta.
A proposta, segundo De Bortoli, prevê um aporte financeiro para reformas urgentes e necessárias no Centro de Eventos e nos pavilhões 1 e 2, como adequações de acessibilidade e exigências do Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI). Ele afirma que a empresa elaborou e executou um novo projeto neste ano com recursos próprios, gastando cerca de R$ 190 mil. O dinheiro serviu para a instalação do alarme de incêndio, que inclui sirenes, roteadores, nobreaks e detectores.
A próximo etapa, que só deve ser realizada se o repasse for aprovado, inclui o conserto da esteira rolante do Centro de Eventos, a construção de rampas e a sinalização tátil. Também serão instalados hidrantes e sprinklers (usados para apagar focos de incêndio) nas áreas cobertas.
— Esses serviços precisam ser realizados, mas não temos recursos. Se o aporte não for aprovado, o espaço pode ser interditado, prejudicando ainda mais a geração de receita — diz De Bortoli, afirmando ainda que a manutenção do Parque custa, em média, R$ 100 mil mensais.