A apresentação do Caxias para o início da pré-temporada foi adiada por um dia. A decisão da direção grená é baseada na expectativa de chegada dos atletas na cidade, que foi prejudicada pelo feriado. Assim, a preparação começa quarta-feira. E com novidades.
Pelo menos 12 atletas devem se apresentar ao técnico Luiz Carlos Winck. Ainda assim, a tendência é de que o grupo só fique completo na segunda quinzena de dezembro, quando jogadores contratados no mercado da Série B deverão se apresentar.
Neste início, o foco principal estará em atletas que estavam parados nos últimos meses. É o caso do meia Rafael Gava, que estava no Londrina até setembro e deve chegar na cidade nesta terça. O jogador tem grandes expectativas em defender o clube grená na próxima temporada.
— O Caxias é um baita time, que sempre chega nas fases finais do Gauchão. Será mais um campeonato que vamos batalhar para chegar e brigar por títulos. E trabalhar com o Winck é uma satisfação imensa. Estive com ele no Lajeadense (em 2015) e foi muito bom. Me dou bem demais com eles (a comissão técnica) e vamos fazer um bom trabalho — diz o meia.
Desde que foi liberado pelo Londrina, em 24 de setembro, Gava mantém os trabalhos físicos em Cambé (PR), onde reside com a namorada. A preparação antecipada é vista com bons olhos pelo meia:
— É importante para um time que estava parado e vai se organizar. Iniciar a pré-temporada antes nos fará chegar com força total no Gauchão.
Sem a confirmação da direção grená, outros nomes são especulados: o zagueiro Laercio, de 24 anos, que disputou o Gauchão deste ano pelo Caxias e disputa a Série B pelo Boa Esporte, e o meia-atacante Rafinha, 27, que está no futebol costarriquenho e fez sua base no São Paulo.
Humberto Flores retorna
O Caxias também acertou a contratação do preparador de goleiros Humberto Flores, de 44 anos. Como jogador, ele atuou na equipe grená entre 2004 e 2007, quando se aposentou. Um ano depois, foi o treinador de goleiros do clube. Após 2008, Humberto passou por Juventude, Veranópolis, Novo Hamburgo, Santo André-SP e pelas categorias de base do Grêmio. Até a última semana, ele era preparador do time sub-17 do Juventude.
Humberto se junta aos auxiliares Zé Carlos e Jeferson Ribeiro e o preparador físico Luciano Ilha na comissão de Winck.