O futebol americano gaúcho tem dono. E ele é de Santa Maria. Na tarde deste sábado, o Soldiers bateu o Juventude FA por 31 a 7 e conquistou o tetracampeonato estadual.
A partida decisiva desta temporada, batizada de Santa Maria Bowl, levou cerca de 2 mil torcedores ao Estádio Presidente Vargas. E os fãs do exército verde e preto comemoraram mais uma taça de campeão, desta vez, em casa.
Antes do início do duelo, Lorenzo, 7 anos, menino que luta contra um câncer e virou o grande símbolo da equipe santa-mariense, marcou um touchdown e teve seu nome gritado das arquibancadas. Foi a primeira vez que ele pôde ver de perto o seu clube do coração.
Dentro de campo, jarda por jarda, o Soldiers fez valer o fator local e o apoio do público. Em um início arrasador, com touchdowns de Douglas Rodrigues, Douglas Elesbão e um field goal de Fabrício Santana, a equipe chegou a abrir 17 a 0 nos dois primeiros quartos. Antes do intervalo, o Juventude ainda conseguiu descontar, com Bruno Bortoluzzi, que correu para a end zone e deixou o marcador em 17 a 7.
Como de costume em intervalos de finais no futebol americano, outras atrações, além do jogo principal, animaram a torcida no estádio. O show foi conduzido pela Soldiers Band, grupo de músicos formado exclusivamente para o evento. Depois de uma apresentação de cerca de 20 minutos, a bola voou novamente sobre as jardas da Baixada.
O terceiro quarto começou bastante equilibrado. Com defesas consistentes, os ataques pouco conseguiram avançar. No último período, o Soldiers ampliou o escore após corrida de Guilherme Busanello, deixando o placar em 24 a 7 para os donos da casa depois do ponto extra convertido. A grande vantagem deu tranquilidade aos soldados santa-marienses, que passaram a administrar o relógio nos minutos finais.
Faltando quatro minutos para o término do confronto, o quarterback Douglas Rodrigues ainda encontrou Vinicius Zanon na end zone, e ele deu números finais ao jogo: 31 a 7, após o ponto extra. Enquanto isso, das arquibancadas, o grito de campeão ecoou por toda a cidade.
Com a quarta taça no armário, os santa-marienses se igualam ao Porto Alegre Pumpkins como os maiores campeões gaúchos de futebol americano. Foi o segundo troféu seguido (em 2016, o Soldiers derrotou o Juventude por 21 a 3, no Gigante Bowl, no Beira-Rio).
O Santa Maria Bowl contou com o apoio da prefeitura, que auxiliou com o show do intervalo e deu suporte técnico para a realização do evento, que contou também com uma apresentação da banda do Exército.