A noite desta terça-feira conspirou em favor do Caxias do Sul Basquete/Banrisul. Além da equipe vencer a primeira fora de casa, superou o Vasco-RJ por 76 a 57, o Macaé perdeu para o Flamengo. Assim, as equipes voltam a estar empatadas na última colocação, com cinco vitórias. A equipe caxiense é a lanterna, pelo saldo nos dois confrontos entre as equipes. Agora, o time do técnico Rodrigo Barbosa terá dois jogos dentro de casa, contra Paulistano, no dia 22, e Liga Sorocabana, no dia 24, para fugir do rebaixamento à Liga Ouro.
O destaque da partida foi o armador Carioca, com 14 pontos marcados. O pivô Marcão também teve destaque com seis rebotes. No lado vascaíno, o pivô Márcio marcou 12 pontos.
O primeiro tempo da partida foi de muita oscilação de ambas as equipes. Logo no primeiro quarto, o Vasco deu mostras que aproveitaria o fator casa e tomaria conta da partida. Chegou abrir 5 a 0 nos primeiros minutos. O Caxias Basquete demorou para marcar seus primeiros pontos, mas nada preocupante já que os cariocas também vacilaram no ataque.
O jogo só foi deslanchar faltando dois minutos para terminar o primeiro quarto. Com o armador Hélio pontuando, o cruzmaltino abriu quase 10 pontos de vantagem. Para sorte do técnico Rodrigo Barbosa, o ala Guto se inspirou e marcou cinco em sequência. Fim do primeiro período: 19 a 13 para o time carioca.
No segundo quarto, a oscilação seguiu. Após os primeiros 60 segundos bons, de duas equipes aproveitando seus ataques, passaram três minutos sem acertar nada. Faltando pouco mais de seis minutos, o ala Diego acabou com a seca, anotou dois pontos e acordou o Caxias Basquete. Com Guto e Marcão aproveitando suas chances, os caxienses reduziram a vantagem para um ponto. O problema é que nos últimos segundos, o armador argentino Palácios anotou uma de três. Assim, findou o primeiro tempo com o Vasco vencendo por 34 a 30.
Na volta do intervalo, o time de Rodrigo Barbosa voltou concentrado para ganhar. Começou contando com a inspiração do ala/pivô Nandão nos primeiros minutos. Ele marcou sete pontos seguidos e virou o marcador em favor dos caxienses: 39 a 36. Administrando melhor a partida, o Caxias Basquete abriu vantagem e fechou o período em 53 a 46.
No último quarto, o time caxiense voltou melhor e chegou abrir nove pontos no placar. Entretanto, deu a possibilidade para dois ataques de seis pontos para o cruzmaltino. A vantagem caiu para quatro, faltando oito minutos para encerrar. Antes que a situação piorasse e o final fosse tomado pela tensão, o técnico Rodrigo Barbosa pediu tempo. Surtiu efeito e o time voltou mais ligado. Tanto que chegou abrir 13 pontos faltando três minutos para o fim. E na reta final, o Vasco foi para o tudo ou nada e errou muito. Bom para o Caxias Basquete que fechou em 76 a 57.