O catarinense Gabriel de Carli, 21 anos, morador de Concórdia, no Oeste do Estado, simulou a final da Sul-Americana no Pro Evolution Soccer 2017 (PES17), um dos mais famosos jogos de futebol para videogame e computadores, e deu a taça da competição continental à Chapecoense. O vídeo, que contém as duas partidas finais, foi gravado e publicado no perfil de Carli e já possui mais de 90 mil compartilhamentos e 3,5 milhões de visualizações.
Apaixonado por futebol – real e virtual –, o editor de vídeos natural de Balneário Camboriú, mas que mora desde pequeno na cidade do Oeste, resolveu fazer o vídeo para homenagear a equipe do jeito que mais gosta, jogando.
– Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de jogar PES17, tanto que vou representar a Chape no primeiro E-Brasileirão (Campeonato Brasileiro Virtual de Futebol), então resolvi fazer a homenagem com aquilo que mais me deixa feliz, com um vídeo jogando – conta Carli.
Gabriel conta que baixou um Patch (pacote de atualização personalizado) do site BMPEs, especializado no jogo, que continha todo o time da Chapecoense, com o uniforme oficial e narração, depois usou um programa de captação de tela para gravar as duas partidas. Na simulação, a Chapecoense empata sem gols na Colômbia, mas vence a partida de volta por 2 x 1. O gol do título foi marcado por Bruno Rangel, num belo chute de fora da área. Toda a simulação é embalada por um trilha emocionante, que dá o tom na homenagem. Ao final, os jogadores comemoram com a taça de campeão.
– O motivo que me levou a ter feito o vídeo é o mesmo que levou todos a prestar homenagens: o amor pelo time mais carinhoso, querido e carismático do Brasil.