O exército da bola oval de Santa Maria comprovou, mais uma vez, que é o melhor time gaúcho de futebol americano em 2016. Na tarde deste domingo, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, o Soldiers bateu o Bento Gonçalves Snakes por 43 a 6 e conquistou o título inédito da Copa RS. É o segundo troféu dos santa-marienses na temporada. Em 18 de junho, o Soldiers derrotou o Juventude por 21 a 3 e faturou o tricampeonato estadual, em evento chamado de Gigante Bowl, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Os touchdowns (pontuação máxima) do Soldiers no duelo desta tarde foram marcados por Douglas Elesbão, Wagner Freitas, Bruno Barba, Guilherme Busanello, Rafael Portella e João Siqueira. Fabrício Santana ainda converteu um field goal (chute entre as traves) e acertou quatro pontos extras (chute após o touchdown).
Antes de começar a partida, os atletas do Soldiers entrarem em campo com uma faixa em homenagem à Chapecoense.
Foi o último compromisso da equipe do técnico Gustavo Petter no ano, que é considerado o melhor da história da equipe, que completou sete anos na última sexta-feira. Além dos títulos da Copa RS e do Gauchão, o Soldiers garantiu vaga na elite brasileira do futebol americano em 2017, a Superliga Nacional, após ficar entre os três melhores da Liga Nacional, a segunda divisão nacional.
Em jogo disputado pela manhã no Estádio Cristo Rei, o Venâncio Aires Bulldogs venceu o São Leopoldo Mustangs por 9 a 7 e ficou com o terceiro lugar na Copa RS