Confirmado na noite de domingo como novo técnico do Juventude, Paulo César Parente, 38 anos, foi apresentado oficialmente na manhã desta segunda-feira. Ele chegou ao clube alviverde em março e foi o responsável por levar a equipe sub-20 ao título estadual da categoria. No segundo semestre, fez uma campanha discreta com os garotos na Copa Larry Pinto de Faria, quando não avançou à segunda fase.
Ao falar sobre o novo técnico, o presidente Roberto Tonietto destacou a importância da manutenção de uma estrutura de trabalho que deu certo em 2016.
– O Antônio Carlos conversou conosco no sábado, nos falou sobre o novo desafio na carreira e optamos, após muita conversa com o departamento de futebol, por uma continuidade do trabalho que tem sido feito, com o PC. Ele tem todo o conhecimento do clube, o envolvimento com a base, vinha trocando ideias diretamente com o Zago e temos a convicção de que ele fará um grande trabalho – diz Tonietto.
Será a primeira oportunidade de Paulo César como técnico de uma equipe profissional. Como atleta, ele vestiu camisas de peso do futebol brasileiro e internacional. Teve destaque no Fluminense e também atuou por Vitória, Flamengo, Botafogo, Vasco, Santos e São Caetano, entre outros. Na Europa, o lateral-direito, que também atuava como volante, passou um longo período no PSG e também defendeu o Toulouse, ambos da França.
Com a experiência dos gramados e os cursos feitos após a aposentadoria, PC espera contribuir para que o Juventude mantenha o crescimento no cenário nacional e estadual.
– Primeiro preciso agradecer ao Antônio Carlos, não só pela indicação ao sub-20 como pela conversa com a direção para que pudesse substituí-lo. É uma responsabilidade grande, mas gosto e vivo disso. Estou convicto de que posso fazer um bom trabalho, conheço quase todo o grupo e muitos deles jogaram comigo. Espero continuar com essa interação entre profissional e base, que é muito importante – avalia o técnico.
A programação até o final de ano está mantida e o grupo treina até o próximo dia 21. Quanto aos métodos de trabalho, Paulo César não foge do estilo de Zago, que foi confirmado como novo técnico no Inter.
– Tenho uma metodologia moderna, com trabalhos curtos e de muita intensidade. Na sub-20 já tratava todos jogadores como profissionais e vou manter essa seriedade, a conduta será a mesma. A maior virtude é a honestidade, falar olhando no olho para que consigamos atingir novos objetivos – destaca.
Nos próximos dias serão apresentados um novo preparador físico e um auxiliar que irão compor a comissão técnica de PC.