O Caxias do Sul Basquete/Banrisul tem sábado, às 11h, contra o Sogipa, no Vascão, o primeiro desafio oficial da temporada. Será a estreia da equipe do técnico Rodrigo Barbosa no Estadual, que servirá como preparação ao NBB 9, principal desafio do reformulado grupo.
– Desde a reunião na federação foi pensado isso, para que a gente continuasse a preparação para o NBB e aproveitasse os jogos do Estadual. Serão três partidas em 10 dias após três semanas fortes de trabalhos físicos. A tendência é crescer durante o campeonato. A nossa preocupação não é resultado. É construir uma estrutura de time para chegar em condições de enfrentar de igual a igual os times do NBB – explica Rodrigo Barbosa.
Para a estreia, o técnico não contará com o pivô Marcão, que se recupera de uma cirurgia no pé direito. Porém, será a chance para o torcedor conhecer os novos reforços. Entre eles, o experiente armador Fred, que estava no Ginástico.
– É um período curto, não conheço nada do Estadual, mas é bom uma experiência nova. Temos um time disposto a treinar, empenhado e acredito que nossa força será no coletivo. Não temos estrelas, mas bons jogadores e queremos aproveitar isso. É cedo para saber onde chegaremos – diz Fred.
Até a estreia no NBB, em 8 de novembro, contra o Minas, a equipe deve fazer 10 partidas. Na próxima semana, encara Corinthians, de Santa Maria (quinta), e Clube Arranca, de Cruz Alta (domingo, dia 9), também no Vascão. Além dos desafios pelo Estadual, o time disputará um quadrangular em Salvador, contra Vitória, Minas e Brasília, no final de outubro. No Estadual, os jogos servirão como a chance de colocar em prática os primeiros trabalhos da pré-temporada, mesmo que a comissão técnica tenha priorizado a questão física neste início das atividades.
– É um grupo com perfil diferente. Estamos satisfeitos com o que temos conseguido fazer e a postura deles, mas o jogo nos mostra muita coisa. A partir deste final de semana é que teremos um parâmetro. No Estadual, vamos pensar em título lá na frente. Agora é trabalhar a equipe da melhor forma possível para jogar a principal competição, que é o NBB – projeta o treinador.
Os ingressos para a partida deste sábado custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada).