Foi no sufoco e na mais pura sofrência, mas o Brasil conseguiu se classificar à semifinal do futebol feminino na Olimpíada. Diante de um Mineirão lotado, as brasileiras venceram a Austrália – algoz canarinho no último Mundial do ano passado – depois de 120 minutos de 0 a 0. Foi nos pênaltis, por 7 a 6, que Marta e cia garantiram continuidade nos Jogos do Rio e pegam a Suécia, terça-feira, às 13h, no Maracanã.
Ainda sem contar com Cristiane, lesionada, mas com a capitã e camisa 10 de volta ao time titular, o Brasil fez um jogo nervoso contra as australianas. No papel, um massacre azul contra as rivais de amarelo, com 28 chutes a gol contra apenas 10 da Austrália. Na prática, porém, o confronto foi parelho, e o time da Oceania chegou a acertar o travessão de Bárbara no segundo tempo. Andressa Alves, Beatriz, Debinha e Marta tiveram grandes oportunidades, mas a goleira Williams manteve o placar intacto com grandes defesas.
Depois de 120 minutos de 0 a 0, a decisão foi aos pênaltis. E aí brilhou Bárbara: depois de Marta perder a quinta cobrança, a goleira brasileira defendeu o chute de Gorry e levou às cobranças alternadas. Tamires acertou o oitavo chute do Brasil e, na sequência, Kennedy parou de novo nas mãos de Bárbara. Festa no Mineirão com a classificação à semifinal.
Leia mais:
Suécia elimina EUA, campeã das últimas três Olimpíadas
Marta ou Neymar? Jogadora faz sucesso nas redes sociais
As últimas notícias sobre o futebol feminino
Mais cedo nesta sexta, os Estados Unidos – ouro nas últimas três edições olímpicas – empataram em 1 a 1 com a Suécia e acabaram eliminados nos pênaltis (4 a 3). Por isso, as suecas são as rivais do Brasil na semifinal. O jogo está previsto para as 13h de terça-feira, dia 16.
Já o Canadá derrotou por 1 a 0 a França, e vai enfrentar a Alemanha, que também venceu por 1 a 0 a China. O jogo ocorre na terça, às 16h.