Vinte anos após o brasileiro Hugo Hoyama fazer história e chegar às oitavas de final do torneio de tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de Atlanta, outro Hugo conseguiu igualar o feito. Neste domingo, Hugo Calderano, 20 anos e atual número 54 do ranking mundial, bateu Tang Peng, de Hong Kong, por 4/2 e chegou às oitavas de final.
O jogo começou com Tang Peng, atual número 15 do mundo, abrindo 5 a 1 no placar. Com todo o apoio da torcida no Pavilhão 3, na Barra da Tijuca, Hugo Calderano logo empatou, mas perdeu o primeiro set por 11 a 8.
No segundo set, demonstrando nervosismo, Hugo errou seus dois primeiros serviços, mas acertando bons backhands, o brasileiro equilibrou o set e conseguiu a vitória por 14 a 12 – os sets são de 11 pontos, porém é necessário abrir dois para vencer.
Pela terceira vez consecutiva, o brasileiro não começou bem o set e permitiu que Tang Peng abrisse três pontos de diferença. Mas um ponto "espírita" fez com que desestabilizasse o atleta de Hong Kong. Após um grande rally, Hugo acertou a quina da mesa, marcando um ponto que levou a torcida ao delírio. Depois disso, o brasileiro tomou conta do set: 11 a 7.
Leia mais:
Éder Carbonera e Alex Pozzer estreiam com vitória na Olimpíada
Quem é o Phelps que chega aos Jogos do Rio
Ao ver Vanderlei Cordeiro de Lima com a pira, ex-padre que o atacou diz que sentiu raiva
Antes do recomeço, Tang Peng ausentou-se da partida momentaneamente, o que é permitido na modalidade. A tática surtiu efeito. Tang Peng voltou melhor para o quarto set e fez 11 a 4 – a maior diferença do jogo.
O quinto set foi equilibrado. Com bom aproveitamento após os serviços – o atleta fez oito pontos nas 11 vezes que sacou –, Hugo conseguiu a vitória no quinto set por 12 a 10.
No sexto set, o brasileiro teve a calma necessária para fechar o jogo. Novamente arriscando nos backhands, Hugo fechou o set em 11 a 7 após erro de Tang Peng.
Apesar de ser considerado o principal mesatenista do país, Hugo não se considera no auge da carreira. Projeta que estará no seu ápice nos Jogos de Tóquio 2020. O atleta volta à mesa nesta segunda-feira, às 17h, contra o japonês Jun Mizutani em jogo válido pelas oitavas de final.
O tênis de mesa passou a ser um esporte olímpico nos Jogos de Seul 1988. Desde então, das 28 medalhas de ouro disputadas nos Jogos Olímpicos, 24 foram para a China. Durante as partidas – que são disputadas em uma melhor de sete sets com 11 pontos cada um – a bolinha de aproximadamente 3g e 40mm pode chegar a 200km/h.
*ZHESPORTES