O time de saltos do Brasil, do santa-mariense Eduardo Menezes, terminou em quinto lugar na disputa por equipes na manhã desta quarta-feira no Centro Olímpico de Hipismo. O ouro ficou com a França, a prata, com os Estados Unidos, e o bronze foi para a Alemanha. Resta, agora, a disputa individual, na sexta-feita, às 10h. Os três brasileiros que participaram do terceiro dia de provas garantiram lugar na final, em disputa que começa do zero para todos.
Assim como nos outros dois dias anteriores de provas, Eduardo Menezes foi o primeiro brasileiro a entrar na pista, que tinha obstáculos inspirados em obras de Oscar Niemayer, como a catedral de Brasília e o calçadão de Copacabana. Montando o cavalo Quintol, Eduardo fez uma falta e sofreu quatro pontos. Depois dele, entrou na pista o experiente Álvaro de Miranda Neto, o Doda, que também cometeu uma falta. Pedro Veniss, o último brasileiro a competir, cometeu uma falta e ainda passou dois centésimos acima dos 82 segundos permitidos. Com isso, sofreu penalidade de cinco pontos no total.
Depois da disputa por equipes, o cavaleiro Rodrigo Pessoa, medalhista de ouro em Atenas 2004, disparou novamente contra o técnico da seleção brasileira da modalidade, o norte-americano George Harris, que o deixou fora da convocação dos titulares – Pessoa foi chamado como reserva do time, mas não aceitou participar nessa condição.
– Não tem a menor chance de eu ficar com esse treinador. Chegou como uma lenda e sai como uma lêndea. Se ele ficar, eu largo fora – disse Pessoa, que convocou uma entrevista coletiva no Complexo Olímpico de Deodoro após a prova de ontem.
De outro lado, o experiente cavaleiro Doda Miranda se limitou a dizer que Pessoa corria o risco de "passar vergonha" caso participasse da competição de saltos. A justificativa do treinador da Seleção para a não convocação do medalhista olímpico é que a égua Cadjanine Z não obteve bons resultados recentemente.
CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES
1º) França
2º) Estados Unidos
3º) Alemanha
4º) Canadá
5º) Brasil
6º) Suíça
7º) Países Baixos*
7º) Suécia*
9º) Catar
10º) Argentina
11º) Espanha
12º) Grã-Bretanha
13º) Austrália**
13º) Japão**
13º) Ucrânia**
*Terminaram empatados na 7ª posição
**Terminaram empatados na 13ª posição
DECISÃO INDIVIDUAL DE SALTOS
Sexta-feira
10h – Volta final A
13h30min – Volta final B