Mesmo com o tempo fechado e atraso de uma hora, a população de Bento Gonçalves tomou as ruas para ovacionar o símbolo olímpico que passou pelo centro da cidade na manhã deste sábado. Esta foi a despedida da tocha na Serra Gaúcha. Ela ainda passa por Torres, na última parada pelo Estado.
A chegada da chama olímpica estava prevista para às 7h. No entanto, a movimentação começou muito cedo. Escolas da localidade de Barracão mobilizaram suas crianças e desde às 6h30 já estavam concentrados na rua Castelo Branco, em frente a um patrocinador dos Jogos, esperando pelo início do revezamento.
– É um momento único para os nossos alunos. O mundo todo está envolvido com os Jogos e a nossa escola vem trabalhando este tema há um tempo – ressaltou Luci Lorrini, diretora da Escola Municipal Princesa Isabel.
E a emoção das crianças, ali presentes, também era compartilhada pelos pais que os acompanhavam.
– Acredito que vai demorar para ter um evento assim. Então, eu trouxe meu filho para ele relembrar disso daqui uns anos – destacou Mauro Galvan, que acompanhava seu filho Maurício.
Com o atraso no início do evento, também houve tempo para chuva chegar. Ainda assim, o público permaneceu no local. A chama olímpica desembarcou por volta de 8h, iniciando o revezamento com o maquinista da Maria Fumaça Juliano Morais.
A tocha percorreu cerca de 5km, conduzida por 25 pessoas. Em frente a prefeitura houve uma "ola" com espumantes, que foram abertos no momento da passagem do símbolo. Coube a atleta olímpica Janice Teixeira, classificada no tiro esportivo para os Jogos do Rio, fechar o revezamento em Bento Gonçalves. Foram 200 metros de muita emoção, que transparecia no momento em que ela chegou ao palco montado na Estação Maria da Fumaça.
– É uma honra muito grande poder carregar a tocha olímpica e representar Bento Gonçalves, que me impulsionou para as Olimpíadas – afirmou Janice.