Aos 19 anos, Jean Gabriel Sartori Lovatto já desponta como uma promessa do esporte gramadense. Lutador de taekwondo há 12 anos, ele está há cinco anos sem perder. O currículo de conquistas já é grande: além de tricampeão gaúcho, recentemente venceu a Copa Mercosul e a Copa América. A trajetória do jovem atleta aumenta a chance de participação futura nos Jogos Olímpicos. Antes do sonho, a realidade é ser condutor da tocha em Gramado na sexta-feira.
– Estou com 19 anos, talvez tenha que amadurecer um pouco melhor essa ideia. É um sonho grande que eu tenho, estou batalhando cada vez mais para isso, me dedicando bastante.
Enquanto o maior desafio não chega, na sexta-feira ele participa da primeira parte desta história: será um dos 29 condutores da tocha que percorrerá as ruas de Gramado.
– Algo único. Acredito que eu não estarei vivo para ver de novo uma Olimpíada no Brasil – destaca Lovatto.
Além de competições e o curso de Educação Física, Lovatto também ministra aulas de taekwondo para cerca de 250 alunos da rede pública. Assim, dissemina os valores do esporte olímpico com as próximas gerações.
– Nós trabalhamos com muitas crianças carentes. Aí elas chegam e te abraçam, falam que gostam de você. Isso não tem preço que pague – afirma o lutador.