Se existe uma modalidade que vive uma fase especial em Caxias do Sul é o basquete. Além do time que disputa o NBB, outra equipe também estreia na elite nos próximos dias. É o Cidef/Rede de Postos SIM, que viaja nesta terça-feira para Praia Grande-SP, onde disputa até domingo a primeira divisão do brasileiro de basquete em cadeira de rodas.
Trata-se de uma caminhada que iniciou em 2010, quando a equipe, então comandada por Tiago Frank, conseguiu o acesso para a terceira divisão. Praticamente com o mesmo grupo, o time ascendeu até a elite em 2014 e agora terá a primeira oportunidade de estar os melhores times do país.
- É um sonho realizado. A gente sabe o que passou. Cada um tem uma história e, respeitando cada limitação, escolhemos e conseguimos ser uma equipe de alto rendimento. Chegar até aqui foi difícil, mas manter é ainda mais difícil - destaca Evair Pinheiro Ramos, um dos atletas que participou de toda trajetória da equipe.
Aos 27 anos, Evair acredita que o entrosamento do time pode ser um fator diferencial na competição. Dos 12 atletas que viajam para a competição, apenas três foram incorporados desde o final do ano passado. O Cidef é a única das equipes da elite que não paga qualquer quantia para seus jogadores. Por conta disso e até mesmo da maior tradição dos rivais, o principal objetivo é permanecer na primeira divisão em 2016.
Se dentro de quadra, os jogadores se conhecem bem e apostam na união do time, do lado de fora, a mudança no comando traz uma nova expectativa. Atual técnico da seleção brasileira de basquete de cadeira de rodas, Tiago Frank deixou o comando do Cidef no final de 2014. Keli Kroth de Lima, que já havia trabalhado com vários atletas do grupo há 10 anos, retoma a parceria.
- Vamos enfrentar equipes que eles já jogaram contra. Além disso, os atletas se conhecem muito. O objetivo maior é ficar entre os 10 melhores e estar na elite no ano que vem - projeta a técnica.
Além de Evair, o grupo caxiense é composto pelos atletas Tião, Gelson, Diego, Maninho, Edi, Jackson, Marcão, Adroaldo, Douglas, João e Pedro. Os três últimos são as novidades em relação ao grupo que conquistou o acesso.
A competição
O campeonato brasileiro terá 12 equipes, que estão divididas em quatro grupos. O Cidef está no C, ao lado da CAD, de São Paulo, e da Gadecamp, de Campinas. Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. Na quarta-feira, às 11h, o Cidef encara o CAD. No dia seguinte, às 8h, pega o Gadecamp.
De qualquer forma, mesmo que não conquiste a classificação, o time caxiense segue na disputa pelo menos até o sábado, para a definição das colocações. Os dois últimos do torneio serão rebaixados para a segunda divisão.
Basquete em cadeira de rodas
Cidef viaja nesta terça-feira para disputar primeira divisão do campeonato brasileiro
Equipe caxiense quer permanecer na elite e objetivo é ficar entre os 10 melhores
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project