Rodrigo Barbosa, técnico e maior responsável pela vitalidade do basquete caxiense, concordou de imediato com a ideia do cartunista Carlos Henrique Iotti ao saber da proposta em uma conversa com a editoria de esportes do Pioneiro:
- A gente queria um mascote e vinha pensando nisso. Se der tempo, vamos mandar fazer um boneco para a estreia no NBB 8, em novembro.
Pois bem, agora o boneco já tem nome e identidade: é o Gambasquete, jovem gambazinho de camisa de física, calção e tênis de marca. Com 3.775 votos (65.85% do total) na enquete promovida pelo Pioneiro.com desde o dia 2 de outubro, a ilustração de André Fortunato da Silva ganhou a preferência dos internautas, superou os desenhos de Charles Segat (Vime, com 817 votos), do próprio Iotti (Garrafòn, com 802 votos) e de Marcos Malacarne (Chuá, com 339 votos) e virou o mascote oficial do Caxias do Sul Basquete/Banrisul. Além do talento, a propaganda foi fundamental na vitória.
- A mobilização foi através do Facebook. Postei o link da enquete do jornal pedindo a participação dos meus amigos e, a partir daí, começaram vários compartilhamentos nas redes sociais e todos amigos votando, ou pedindo para outros amigos dos amigos e familiares votarem. Até amigos que moram em outros países como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha também votaram e assim se tornou quase viral. Recentemente, encontrei vários amigos de 30 anos atrás que serviram no quartel comigo, ou seja, de 1985, e eles me ajudaram muito em divulgação e compartilhamentos - conta o vencedor André.
A ideia do personagem surgiu no pátio de casa:
- Foi a partir da observação desses simpáticos animaizinhos que sempre aparecem em um terreno baldio ao lado da minha casa.
Antes de disparar na votação, o ilustrador achou que ficaria na lanterna da enquete:
- Concorrer com o Iotti é uma honra, pois ele já é um cartunista que está na estrada há muito tempo e eu praticamente começando. No início, pensei que ficaria em último lugar, já que todos os participantes são ótimos desenhistas e com certeza têm o meu respeito e admiração. Sempre acompanho as charges do Iotti e o do Charles Segat no jornal. O Marcos Malacarne conheço de um evento no Ordovás.
André Fortunato trabalha como cartunista desde 2009. No início, fazia manuais ilustrados para empresas. Depois, criou algumas histórias em quadrinhos, escreveu e ilustrou livros infantis e agora faz de tudo um pouco. Conheça mais sobre o trabalho dele nos seguintes endereços: www.facebook.com/andré-ilustras-356611457701528 e andreilustras.blogspot.com.br.
Na cesta
Gambasquete é o novo mascote oficial do Caxias do Sul Basquete/Banrisul
Ilustração de André Fortunato da Silva obteve mais de 3 mil votos na enquete do Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project