O Caxias do Sul Basquete/Banrisul/Pref. de Caxias está na frente na final da Liga Ouro. No primeiro jogo da decisão, nesta sexta-feira, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa venceu o Sport-PE, por 85 a 63.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens da partida
Os dois times voltam a se enfrentar neste domingo, às 11h, no Ginásio Vascão. O confronto, em melhor de cinco jogos, garante ao campeão o direito de disputar o NBB 2015/2016.
Foi uma grande festa do basquete caxiense. Os 808 torcedores que compareceram ao Vascão acompanharam um duelo digno de final. Os principais destaques da partida foram o armador Cauê, que conseguiu um duplo-duplo, com 27 pontos e 11 assistências, e o ala-pivô Arthur, que fechou o jogo com 19 pontos.
Os primeiros 10 minutos de partida foram de muita marcação e pouca eficiência no ataque. O Caxias demorou mais de três minutos para marcar seus primeiros pontos. Precipitado em muitos momentos, o time não conseguia furar o bloqueio da defesa pernambucana ou infiltrar no garrafão adversário. Ao final da parcial, vitória visitante por 13 a 11.
No segundo quarto, o cenário se repetiu. A equipe caxiense demorou a engrenar e viu o adversário abrir 12 pontos. Aos poucos, com mais tranquilidade e as participações eficientes do armador Cauê e do ala-pivô Arthur, que fez 15 pontos na primeira etapa, o Caxias equilibrou as ações.
A enterrada de Bruno chamou o torcedor para o jogo e levantou o público na arquibancada. Mesmo assim, o Caxias foi para o intervalo atrás no placar: 36 a 31.
A partir do terceiro quarto, a história mudou. A torcida caxiense entrou no jogo de vez e vaiava o adversário a cada posse de bola. O time do técnico Rodrigo Barbosa também não decepcionou.
Melhorou na defesa e passou a ser mais efetivo no ataque. A intensidade dos donos da casa fez a diferença e Cauê comandou a reação com um show de arremessos de três pontos. Em uma sequência com grandes jogadas de Dida e Rafa, o time abriu sete pontos de vantagem e explodiu o ginásio em comemoração.
O técnico do Sport pediu tempo, mas não freou o momento caxiense. Com a confiança em alta, o time foi para o último quarto à frente por 57 a 45.
O ritmo se manteve na quarta parcial e o grupo começou a fazer a diferença. Os alas Rafa e Guto e o pivô André Mineiro cresceram de produção e deram o suporte para o triunfo tranquilo.
Cauê seguiu seu show nos arremessos de longa distância. No total foram seis cestas de três pontos em 10 tentativas. No final, Rodrigo Barbosa poupou os titulares e o torcedor aplaudiu o time que fechou a partida com ampla vantagem e vai confiante para o segundo duelo.
Decisão
Com ginásio lotado, Caxias do Sul Basquete vence o Sport no primeiro jogo da final da Liga Ouro
Time caxiense fez 85 a 63. Equipes voltam a se enfrentar no domingo, às 11h
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project